Categories: ALMT

Xuxu Dal Molin articula solução para evitar cobrança indevida a caminhoneiros

Deputado atua em conjunto com o Governo do Estado para corrigir falhas no sistema da Sefaz que impactavam diretamente o transporte de cargas em Mato Grosso

Em uma ação conjunta da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) com o Governo do Estado, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (União) atendeu a uma demanda da categoria dos caminhoneiros e levou à administração estadual a preocupação com a lentidão na atualização do sistema da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), que vinha ocasionando a cobrança indevida de pedágios, mesmo quando os veículos estão descarregados e com eixos suspensos.

A atuação do parlamentar resultou em resposta célere por parte do Governo, com destaque para o engajamento do vice-governador Otaviano Pivetta, que, por também ter experiência como caminhoneiro, demonstrou sensibilidade à pauta e comprometeu-se a resolver a situação. A reunião contou ainda com a presença do secretário de Fazenda, Rogério Gallo, e de representantes da concessionária Rota do Oeste.

De acordo com o deputado, o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), utilizado para o controle de cargas em trânsito, já está sendo ajustado para evitar atrasos na comunicação entre a baixa da carga e as praças de pedágio.

“O sistema da Sefaz, o já está sendo ajustado para que não haja mais esse problema entre a baixa do manifesto de carga e a comunicação com as praças de pedágio. Isso tem causado cobrança indevida aos nossos caminhoneiros, mesmo quando trafegam descarregados”, explicou Xuxu Dal Molin.

Apesar dos avanços técnicos, o deputado destacou que ainda existem parte da classe de caminhoneiros que precisam também de orientação, que esquecem ou não sabem dar baixa no manifesto de carga após a entrega. “Estamos dialogando com o Governo do Estado para realizar uma campanha de informação e incentivo, orientando os profissionais sobre como proceder após descarregar. Esse passo é fundamental para que o sistema funcione corretamente e evite transtornos, além dos caminhoneiros não se esquecerem de dar a baixa no sistema”, acrescentou.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

6 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

6 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

6 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

6 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

6 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

6 horas ago