Categories: Featured

Abilio quer novo levantamento sobre famílias e admite comprar área invadida em Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou que solicitará à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) a elaboração de um novo relatório sobre as famílias que vivem na ocupação da região do Contorno Leste.

A medida surge após polêmica envolvendo dados divulgados pela pasta, que apontam que apenas 172 das 2.594 famílias identificadas atendem aos critérios de vulnerabilidade social.

O levantamento anterior gerou contestação por parte dos moradores, que afirmam que mais de 5 mil pessoas vivem na área e que o número de famílias em situação de fragilidade social é bem maior do que o divulgado. A Prefeitura pretende envolver também a Secretaria Municipal de Assistência Social na produção de um novo diagnóstico da realidade local.

“É preciso identificar com precisão quem realmente está em vulnerabilidade, porque isso influencia diretamente nas possibilidades legais de qualquer medida que venha a ser adotada, como a regularização ou doação dos lotes”, explicou o prefeito.

Abilio também não descartou a possibilidade de a Prefeitura adquirir o terreno ocupado, estimado em R$ 20 milhões, com o objetivo de promover a regularização fundiária e distribuição das moradias. Para isso, no entanto, ele disse que é essencial contar com apoio financeiro de parlamentares estaduais e federais.

“Se houver possibilidade de captar recursos por meio de emendas, podemos planejar a compra. Mas é um esforço coletivo. A Assembleia Legislativa, o Congresso Nacional, todos deveriam contribuir. Essa situação exige união de esforços”, declarou.

Mesmo diante da intenção de aquisição, o prefeito reforçou que a definição de vulnerabilidade social será decisiva para o avanço de qualquer proposta. “Não adianta termos o recurso se, legalmente, não for possível destinar os lotes às famílias. O relatório da Assistência Social é o ponto de partida para tudo”, concluiu.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

7 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

7 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

7 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

7 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

7 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

7 horas ago