Categories: Featured

Rodeio da Expoagro 2025 promete adrenalina com grandes nomes e prêmios inéditos

A contagem regressiva já começou: faltando cerca de 15 dias para a 57ª Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária (Expoagro) de Cuiabá, o tradicional Rodeio está com tudo pronto para levantar poeira! A competição será realizada entre os dias 16 e 19 de julho, no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, e irá reunir a elite do rodeio brasileiro em busca de uma premiação histórica.

Este será o quarto ano consecutivo que a empresa JB Rodeios fica responsável pela organização do rodeio da Expoagro – evento realizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá. Ao todo, 30 atletas já foram selecionados: os 15 melhores competidores de Mato Grosso e os 15 melhores do Brasil.

Segundo Vania da Mata, uma das diretoras da JB Rodeios, entre os selecionados estão campeões de rodeios realizados em Barretos (SP), além de um competidor que foi campeão mundial nos Estados Unidos. “É sempre um grande espetáculo. Buscamos o que há de melhor, tanto na escolha das boiadas quanto na seleção dos atletas”, destaca.

A Expoagro 2025 também fará a diversão da criançada com a tradicional montaria em carneiros. Vania explica que as inscrições serão feitas no local, nos dias do Rodeio. “É só chegar, fazer a inscrição e se divertir. Contaremos com toda a estrutura de segurança e equipamentos de proteção necessários. É uma tradição, e muitos atletas famosos começaram justamente montando em carneiros”, comenta.

A premiação deste ano é outro destaque: um carro zero quilômetro para o campeão, três motos para os melhores colocados, além de um prêmio em dinheiro de R$ 5 mil para o quinto lugar.

“O competidor de rodeio é o artista principal da feira agropecuária. É um atleta corajoso, que precisa estar bem fisicamente e dá um verdadeiro show para o público. Mas, infelizmente, nem sempre recebe o reconhecimento que merece”, observa o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira.

Defensor da valorização da categoria, Celso propõe que o termo “peão” seja substituído por “artista de rodeio”, como forma de reforçar o profissionalismo da atividade. “Devemos valorizar esse profissional, que é a maior atração do evento”, afirma.

Embora não existam dados oficiais sobre o número de atletas de rodeio em Mato Grosso, estimativas informais apontam para aproximadamente 350 competidores regulares no estado.

A 57ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá em parceria com a Ditado Produções. O evento recebe apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e das federações do setor produtivo: Famato, Fiemt e Fecomércio.

O Noroeste

Recent Posts

Inadimplência atinge 258 mil consumidores cuiabanos em junho – O Mato Grosso

A capital mato-grossense registrou 258 mil consumidores com restrições de crédito no mês de junho…

7 horas ago

ANP cria app para motorista conferir qualidade de posto de combustível – O Mato Grosso

A partir desta segunda-feira (13), motoristas podem lançar mão de um aplicativo (app) para conferir…

8 horas ago

Mãe de menino de 4 anos que morreu em acidente recebe alta para acompanhar velório em MT

Gabriel Gustavo dos Santos da Fontura, de 4 anos, morreu após o carro em que…

9 horas ago

Motociclistas concentram 69% das mortes no trânsito em Cuiabá; quase metade não tinha CNH

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o Boletim…

9 horas ago

MP pede condenação de Antero de Barros por publicações contra ex-governador Mauro Mendes I MT

O Ministério Público Eleitoral pediu a condenação do jornalista e pré-candidato a deputado federal, ex-senador…

9 horas ago

TJ suspende concurso com salário de R$ 33 mil e determina posse de 15 fiscais aprovados em 2001

A Secretaria de Estado de Faenda de Mato Grosso (Sefaz) informa que o concurso público…

9 horas ago