Categories: Featured

Força-tarefa tenta conter surto de catapora entre indígenas venezuelanos em Cuiabá

As secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social de Cuiabá intensificaram medidas preventivas e de contenção diante de um surto de catapora identificado entre migrantes indígenas venezuelanos da etnia Warao, acolhidos no Albergue Manoel Miraglia, na capital. A situação tem mobilizado esforços conjuntos das duas pastas para conter a propagação da doença e garantir o atendimento necessário às famílias em situação de vulnerabilidade.

Como parte da força-tarefa, três crianças Warao foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) com complicações clínicas decorrentes da catapora. As três estão sob cuidados médicos, com estado de saúde estável, medicadas e em constante monitoramento. Paralelamente, as equipes de saúde reforçaram a vacinação entre os acolhidos, priorizando especialmente o público infantil.

A gestão municipal tem enfrentado desafios extras no enfrentamento do surto, como barreiras linguísticas e culturais que dificultam o acesso integral aos cuidados de saúde e à informação. Nem todas as famílias falam espanhol ou português, o que exige mediação constante e atenção redobrada das equipes técnicas.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, afirmou que a Prefeitura está acompanhando pessoalmente os casos e mantendo todos os entes responsáveis devidamente informados sobre a situação. Já foram notificados o Poder Judiciário de Mato Grosso, a Defensoria Pública da União, a Funai e representantes do Governo Federal e MPU. O grupo compõe uma força-tarefa determinada pelo Judiciário que busca alternativas de acolhimento para as famílias Warao.

Além da atenção à saúde, a Prefeitura tem atuado em várias frentes: alimentação, oferta de atividades em contraturno escolar, inclusão das crianças na rede de ensino, emissão de documentos e acompanhamento psicossocial. Também está em articulação com o Governo do Estado para viabilizar recursos e políticas complementares.

“A Prefeitura de Cuiabá manifesta profunda preocupação com a saúde e o bem-estar do povo Warao e reafirma seu compromisso com a assistência humanizada. Estamos buscando, junto aos entes legalmente responsáveis, alternativas efetivas para garantir acolhimento digno, respeitando as particularidades culturais dessas famílias que encontraram refúgio em nossa cidade”, declarou Hélida.

O Noroeste

Recent Posts

PRF apreende R$ 9 milhões em ouro na divisa entre os estados do Pará e Mato Grosso

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta segunda-feira (25), 13 quilos de ouro ilegal…

1 minuto ago

Empresário solto há 10 anos após condenação por assassinato de adolescente tem mandado de prisão em aberto em MT

Rogério da Silva Amorim, foi condenado a 20 anos de prisão por mandar matar Maiana…

2 minutos ago

Botelho defende revisão da Lei do Transporte Zero e destaca diálogo com pescadores

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Eduardo Botelho (MDB)…

5 minutos ago

Produção de etanol em Mato Grosso deve crescer 16% e atingir 8,4 milhões de m³ na safra 2026/27

Mato Grosso deve ampliar em 16,08% a produção de etanol na safra 2026/27, alcançando 8,44…

18 minutos ago

Mais de 160 mil contribuintes ainda não declararam IR em Mato Grosso

Em Mato Grosso, 647.741 declarações do Imposto de Renda 2026 haviam sido entregues até as…

2 horas ago

Prefeitura de Cuiabá paga R$ 31 milhões a aposentados e pensionistas com RGA – O Mato Grosso

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta segunda-feira (25) o pagamento dos aposentados e pensionistas do…

2 horas ago