Um grupo criminoso investigado por crimes de fraudes eletrônicas cometidos na internet foi alvo da Operação Fake Broker, na manhã desta quinta-feira (17), em Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Em Cuiabá, foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão
As investigações começaram após uma denúncia de um golpe envolvendo um anúncio de um carro em uma plataforma de e-commerce, em que a vítima relatou ter transferido o dinheiro acreditando se tratar de uma transação legítima, no entanto, descobriu que se tratava de uma fraude.
De acordo com a polícia, os criminosos pegavam anúncios verdadeiros e replicavam de forma fraudulenta em plataformas digitais, oferecendo veículos que pertenciam a outras pessoas, com preços mais atrativos.
As investigações apontaram que, após atrair as vítimas, os envolvidos mantinham contato via WhatsApp para negociar as condições de compra, enviando comprovantes falsos e requisitando transferências para contas bancárias vinculadas ao esquema.
As contas e dispositivos utilizados apresentavam um padrão de criação recente, indicando planejamento prévio e intenção de dificultar o rastreamento.
As ordens judiciais foram expedidas pela 11ª Vara Criminal da Comarca de Natal (RN) com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
Ocorrência foi inicialmente registrada como possível acidente de moto, mas Samu constatou que a vítima,…
Advogados afirmaram que tiveram acesso a apenas cerca de dez volumes do processo e que…
O vereador de Vale de São Domingos (491 km a oeste de Cuiabá), Sann Handy…
Ação questiona o uso da Permissão de Lavra Garimpeira (PLG) para dar aparência de legalidade…
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) esclarece que é falsa a imagem…
A Promotoria afirma que os jurados foram identificados e filmados durante a sessão, o que…