Categories: Featured

Possível taxação dos EUA ameaça exportações de madeira de Mato Grosso

O setor de base florestal de Mato Grosso está em alerta diante da possibilidade de taxação dos produtos brasileiros pelo governo norte-americano. O presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, defende uma solução diplomática e imediata para evitar prejuízos aos produtores e empresários do setor.

Os Estados Unidos estão entre os principais destinos da madeira produzida no estado. De acordo com dados do Observatório da Indústria, somente nos primeiros meses de 2025, as indústrias mato-grossenses exportaram US$ 8,3 milhões em produtos de madeira para o mercado norte-americano, o que representa 11,8% das exportações totais do setor no estado.

“A taxação imposta pelo ex-presidente Trump e a atual instabilidade nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos já estão gerando impactos concretos. Vários contratos foram cancelados, há produtos paralisados nos portos e indústrias com a produção suspensa. Só hoje, recebi ligações de exportadores de Mato Grosso, Rondônia e Acre relatando prejuízos e incertezas”, afirma Blasius.

O presidente do Cipem alerta para as consequências econômicas da medida, especialmente para os municípios da região norte de Mato Grosso, como Alta Floresta, Sinop, Colniza, Aripuanã, Nova Bandeirantes e Juína, onde o setor de base florestal é um dos principais motores da economia local, responsável pela geração de empregos e receita.

“O nosso setor está sendo atingido em cheio. O jogo de queda de braço entre lideranças políticas não traz resultados. O que precisamos é de uma postura responsável e estratégica por parte do governo brasileiro para restabelecer o diálogo e garantir segurança para os produtores. O setor precisa de estabilidade, não de conflito”, defende Blasius.

O Cipem reforça seu compromisso com a legalidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico das regiões florestais do estado, e espera que uma solução seja construída com urgência, evitando danos irreversíveis à cadeia produtiva

O Noroeste

Recent Posts

Prefeitura emite alerta após confirmação de novos casos de doença de Chagas em MT

A doença é transmitida principalmente pelo inseto conhecido como barbeiro, que pode contaminar alimentos ou…

12 horas ago

Cachorro ‘pede’ ajuda para socorrer pitbull cego que caiu em córrego de MT; vídeo

Animal foi encontrado dentro de um valetão do córrego. Por ser cego, o pitbull não…

12 horas ago

Mato Grosso alcança 3º lugar em transparência de obras públicas I MT

Estado obteve nota 81,8, classificação considerada “Ótima”, e superou a média nacional O Governo de…

12 horas ago

MPE aponta que Corpo de Bombeiros ampliou atendimento pré-hospitalar e reduziu espera

A reestruturação do serviço de atendimento pré-hospitalar em Mato Grosso, com a atuação integrada do…

12 horas ago

Desenvolve MT impulsiona expansão de academia com atendimento personalizado em Cuiabá

Após duas décadas de formação em Educação Física, o educador físico Anderson Arley Franco decidiu…

12 horas ago

Secel abre calendário 2026 dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses em Primavera do Leste

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abre o calendário 2026 dos…

12 horas ago