O mês de julho é marcado pela campanha Julho Verde, voltada à conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço – um dos tipos mais comuns no Brasil. A mobilização destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso a tratamentos adequados, reforçando o papel essencial dos profissionais de saúde, especialmente os cirurgiões-dentistas, nesse processo.
Muitas vezes, o dentista é o primeiro profissional a perceber sinais de alerta durante uma consulta de rotina. Lesões como feridas que não cicatrizam, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, sangramentos inexplicáveis, dificuldades para falar, mastigar ou engolir podem indicar alterações que merecem investigação imediata. A detecção precoce é determinante para o sucesso do tratamento e aumento das chances de cura.
A consulta odontológica regular é, portanto, uma das estratégias mais eficazes na prevenção do câncer bucal e de outras doenças que afetam a região da cabeça e pescoço. Além da atuação direta na identificação de lesões suspeitas, o dentista também orienta sobre fatores de risco como o tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição ao sol sem proteção e infecção pelo HPV.
A cirurgiã-dentista Erlice Vuaden ressalta que o cuidado com a saúde bucal deve ser constante.
“O dentista tem um papel fundamental nesse processo porque é, muitas vezes, o primeiro a identificar alterações na cavidade oral. Quando o paciente faz consultas regulares, conseguimos agir rapidamente diante de qualquer sinal suspeito. E isso salva vidas.”, afirma.
Em Mato Grosso, os atendimentos odontológicos estão disponíveis na Atenção Primária à Saúde, em unidades de saúde dos municípios, com foco na prevenção, diagnóstico e encaminhamentos. O Estado também conta com uma unidade especializada, o Centro de Especialidades Odontológicas para Pessoas com Deficiência (Ceope), voltado ao atendimento qualificado e humanizado desse público.
A campanha Julho Verde é mais um chamado à população: cuide da sua saúde bucal, mantenha suas consultas em dia e fique atento aos sinais do seu corpo. Prevenir é sempre o melhor caminho.
Quem produz e fabrica no Brasil continua enfrentando um cenário de custos elevados e vendas…
A produção de jogos digitais no Brasil ganha novos caminhos para atrair investimentos, gerar empregos…
O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Fábio Pimenta, participou, nesta quarta-feira (14), do 2º…
Produtos foram levados de farmácias nos bairros Jardim Imperial e Parque Amperco, na mesma madrugada;…
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Mato…
Rodovia ficou totalmente interditada. Segundo a concessionária, veículos transportavam mudas de plantas e uma carga…