Após o recesso de julho, os estudantes da rede estadual de ensino de Mato Grosso retomam as aulas nesta terça-feira (22), dando início ao segundo semestre letivo. Para este novo ciclo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) reforça a continuidade da campanha “Sua Presença Vale Muito”, uma iniciativa estratégica do programa “Nenhum Estudante a Menos”, voltada à recuperação da aprendizagem e o combate à evasão escolar.
A Seduc realiza esta ação entre o segundo e o terceiro bimestre e envolve identificação precoce de um possível abandono, acompanhamento individualizado, promoção da inclusão, engajamento da comunidade escolar e prevenção do abandono.
A coordenadora de Gestão de Rede da Seduc, Patrícia Carvalho destaca que as escolas têm um papel fundamental na execução da Estratégia de Busca Ativa Escolar. No início de cada ano letivo, elaboram um plano de ação com acompanhamento sistemático pelas Diretorias Regionais de Educação e a escola indica dois servidores como pontos focais, embora toda a equipe pedagógica e gestora seja corresponsável pela estratégia.
Ela explica que o monitoramento da frequência é realizado de forma contínua, com o apoio de ferramentas como o Sistema de Prevenção ao Abandono e a Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI On-Line).
Esses instrumentos registram as ações desenvolvidas com cada estudante, como convocação dos responsáveis, escuta ativa, mediação com o Grêmio Estudantil e articulação com a rede de proteção. “Essa atuação diária, preventiva e proativa coloca as escolas na linha de frente do enfrentamento à evasão, reforçando seu papel central na garantia do direito à educação”, argumenta Patrícia.
Além disso, com essa abordagem, a pasta envolve ações coordenadas com outros setores de proteção, como saúde e assistência social para oferecer suporte aos estudantes e suas famílias.
O secretário de Educação, Alan Porto, acompanha pessoalmente as ações da campanha que, segundo ele, busca não apenas diminuir os índices de evasão, mas também criar um ambiente escolar mais engajador e propício ao aprendizado. O secretário ressalta que todo estudante merece estar onde há estímulo, acolhimento e possibilidade de transformação.
“Acreditamos que a educação é a base para um futuro melhor, e cada aluno que permanece na escola representa uma vitória para nós e a colaboração é fundamental em iniciativa como esta. A busca ativa só é possível graças ao trabalho conjunto das equipes, que demonstram um compromisso incansável com a educação de qualidade”, completa.
Ele ressalta que a expectativa é de um segundo semestre ainda mais produtivo, com foco na educação de qualidade e no desenvolvimento integral dos estudantes da rede estadual.
“Voltamos à rotina com todos os afazeres rigorosamente em dia. Professores e equipes gestoras estão engajados em executar as atividades planejadas que visam consolidar os conteúdos do primeiro semestre e preparar os estudantes para os desafios desta nova etapa”, conclui Alan Porto.
O primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Dr. João (MDB), anunciou…
Planejamento está em fase inicial e prevê vagas para níveis fundamental, médio e superior em…
Foram fiscalizados 1.072 veículos e realizados 1.098 testes de alcoolemia em 10 municipios de Mato…
No interrogatório, o funcionário confessou ter forjado a cena do crime e admitiu que pediu…
Um acidente envolvendo seis carros e uma motocicleta deixou duas pessoas feridas na manhã desta…
Um homem foi preso por suspeita de homicídio e três testemunhas foram conduzidas à delegacia.…