VÍDEO: biólogo faz registro raro de tamanduá atravessando rio no Pantanal de MT | MT

Um tamanduá-bandeira foi flagrado atravessando a nado o rio Piquiri, no Pantanal mato-grossense, em uma cena considerada extremamente rara. O registro foi feito na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá, no domingo (20), pelo biólogo e documentarista de fauna Lucas Lima, que passava de barco pela região no momento do flagrante.

No vídeo, é possível ver o animal enfrentando a correnteza com dificuldade, com parte do corpo submerso, enquanto tenta alcançar a outra margem do rio (assista abaixo).

VIDEO:

Segundo o biólogo, esse tipo de comportamento é incomum e só acontece em situações extremas, como fuga de predadores ou necessidade urgente de deslocamento.

“Ele não nada muito bem, então não é algo que faça com frequência. Os pescadores e piloteiros que trabalham aqui há mais de 40 anos só viram isso uma vez, é muito difícil e têm poucos registros”, relatou.

Tamanduá-bandeira atravessando rio no Pantanal — Foto: Lucas Lima

Mesmo ocorrendo em grande parte da América Latina, o tamanduá-bandeira é classificado como “Vulnerável” à extinção pela Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e pelo Ministério do Meio Ambiente. De acordo com a organização SOS Pantanal, a espécie enfrenta diversas ameaças, como a perda de habitat, os incêndios florestais e as colisões com veículos, que têm contribuído para o declínio da população na natureza.

O Noroeste

Recent Posts

Tarifaço de Trump: quase 94% das exportações de MT ficam fora da nova taxação, diz Federação das Indústrias

Levantamento da Fiemt mostra que apenas 6,09% dos produtos enviados pelo estado aos Estados Unidos…

1 hora ago

Dupla sequestra caminhoneiro, entra em confronto com a Força Tática da PM e morre em Cuiabá

Dois criminosos morreram em confronto com policiais militares da Força Tática na tarde desta quinta-feira…

1 hora ago

CST debate desembargos ambientais à agricultura familiar em Mato Grosso

A Câmara Setorial Temática (CST) do Desembargo Ambiental da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou,…

1 hora ago

Mãe de 30 anos morre afogada após salvar filha de 4 anos arrastada por correnteza em rio de MT

Bruna de Souza Silva, de 30 anos, foi encontrada sobre pedras, já inconsciente, com a…

1 hora ago

Stalker é preso em flagrante depois de dois meses perseguindo jovem no trabalho em MT

Homem de 46 anos alegava que a vítima era a "mulher de sua vida" e…

1 hora ago

Caminhão betoneira atinge poste e interdita avenida em MT

Rede elétrica precisou ser desligada para que o motorista fosse retirado em segurança da cabine…

1 hora ago