O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou o mapa da Amazônia Legal que invertia as siglas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e não incluia a sigla do Acre.
O erro foi corrigido na última quarta-feira (23) e o instituto argumentou que a falha nas siglas “não comprometeu os arquivos vetoriais de limites, respectivas áreas territoriais e posições das sedes dos municípios ou quaisquer operações de geoprocessamento inerentes aos referidos produtos”.
O mapa em questão foi produzido em 2024 e tinha como objetivo destacar os estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal. Ele não fazia parte de um atlas impresso, mas sim de um material informativo disponibilizado online pelo órgão.
Após o erro, o mapa chegou a ser removido do site do instituto na terça-feira (22).
Com mais de 5 milhões de Km², a Amazônia Legal – que não contempla Mato Grosso do Sul – corresponde a 59% do território nacional, abrangendo 773 municípios em 9 estados brasileiros:
Conforme o IBGE, na Amazônia Legal residem 56% da população indígena brasileira. O conceito foi instituído em 1953 com o objetivo de planejar o desenvolvimento econômico da região
Quem produz e fabrica no Brasil continua enfrentando um cenário de custos elevados e vendas…
A produção de jogos digitais no Brasil ganha novos caminhos para atrair investimentos, gerar empregos…
O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Fábio Pimenta, participou, nesta quarta-feira (14), do 2º…
Produtos foram levados de farmácias nos bairros Jardim Imperial e Parque Amperco, na mesma madrugada;…
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Mato…
Rodovia ficou totalmente interditada. Segundo a concessionária, veículos transportavam mudas de plantas e uma carga…