Categories: Featured

Enem 2025 registra aumento de mais de 18,9% nas inscrições em MT | Mato Grosso

Mato Grosso tem 80.429 inscrições confirmadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, um aumento de 18,9% em relação a 2024, quando foram contabilizadas 67.640 inscrições. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na quarta-feira (24).

O crescimento está em sintonia com o cenário nacional, que teve um aumento de 11,22% no número de inscritos em comparação com o ano anterior. Em todo o país, foram 4.811.338 inscrições confirmadas para a edição deste ano.

Enem 2025 tem mais de 4,8 milhões de inscritos

Isenção e adesão da rede pública

Entre os inscritos em Mato Grosso, 45.295 tiveram isenção da taxa de inscrição, enquanto 35.134 pagaram o valor para garantir participação. Um dos principais destaques deste ano foi o uso da inscrição pré-preenchida, que facilitou o acesso de estudantes da rede pública ao exame, segundo o MEC.

No estado, 35.573 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública estadual foram beneficiados com esse recurso. Desses, 25.982 confirmaram a inscrição, o que corresponde a uma taxa de adesão de 73,04%.

Aplicação das provas

As provas do Enem 2025 acontecerão nos dias 9 e 16 de novembro em todos os estados brasileiros. Excepcionalmente, nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, a aplicação será em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30 — a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas — que ocorrerá no mesmo período da aplicação regular.

O Noroeste

Recent Posts

Servidor é preso suspeito de participar de homicídio e mentir ao acusar detenta estuprada em delegacia pelo crime em MT

Conforme o Ministério Público, Rodrigo Nascimento Castro teria apontado como envolvida no homicídio uma mulher…

10 horas ago

Deputado cobra consenso de partidos aliados do governador no apoio ao nome de Pivetta I MT

Deputado estadual Ondanir Bortolini (Republicanos), o Nininho, em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (25), na…

11 horas ago

Justiça decreta prisão de servidor público acusado de integrar bando que matou jovem em MT

A 1ª Vara Criminal de Sorriso (a 420 km de Cuiabá) recebeu denúncia apresentada pela…

11 horas ago

VÍDEO: carreta desgovernada invade cemitério e destrói túmulos em MT

Veículo descarregava carga em silo próximo ao local, quando desengatou e avançou em direção ao…

11 horas ago

Homem de 40 anos tenta atravessar avenida com sinal fechado para pedestres e morre atropelado I MT

Um homem identificado como Oziel dos Santos Monge, de 40 anos, morreu na madrugada desta…

11 horas ago

Flávio Bolsonaro confirma Wellington Fagundes como pré-candidato ao governo de Mato Grosso

Já a oposição confirmou o nome da pré-candidata Natasha Slhessarenko (PSD) ao governo do estado.…

11 horas ago