Categories: FeaturedVariedade

FIPe espera atrair público de 150 mil em Cáceres com atrações regionais e nacionais; confira


O tradicional Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe) de Cáceres é considerado o principal festival de pesca esportiva do país e será realizado nos dias 6 e 10 de agosto. A expectativa é atrair público 150 mil pessoas durante os cinco dias de atividades. A programação inclui competições de pesca, eventos culturais, gastronomia, feiras temáticas e apresentações musicais gratuitas.

O FIPe acontece no histórico rio Paraguai, que receberá os competidores da pesca esportiva, no estilo ‘pescou, soltou’, e as areias do Daveron se transformarão em arenas para esportes de praia. Já a Praça de Eventos da Sematur e a Barão serão palcos para as feiras, apresentações culturais, comidas típicas e os shows que animam o público todas as noites.

As competições de pesca continuam sendo o coração do festival. De acordo com a secretária municipal de Turismo e Cultura e coordenadora geral do festival, Alessandra Castilho, “embora todas as atividades tenham sua importância, as provas de pesca são a essência do FIPe. Foi a partir delas que tudo começou, ainda nos anos 1980, com nomes como Aderbal, Bertolino Michels, Adelino Pirangueiro (in memoriam) e Luizmar Faquini, que deram início ao antigo Festival do Peixe. Desde então, crescemos muito, sem perder nossa origem”.

As disputas incluem categorias adaptadas a Pessoas com Deficiência (PCD), além das categorias sênior (para competidores acima dos 60 anos), infantil e juvenil. Já nas provas embarcadas, as modalidades contemplam caiaque, canoa a remo e pesca motorizada.

Durante o lançamento da programação, que ocorreu na quinta passada (17), a prefeita Eliene Liberato Dias celebrou o envolvimento da população no crescimento do FIPe. “Este festival é resultado do trabalho coletivo. A comunidade de Cáceres abraçou o FIPe e o tornou referência nacional. É um orgulho dizer que esse evento é da nossa cidade, do nosso estado, e representa todo o Brasil”, destacou.

Eliene também agradeceu o suporte dos governos federal e estadual, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, da Câmara de Vereadores de Cáceres e dos patrocinadores. “Nada disso seria possível sem o apoio de tantos parceiros. São eles, junto com a equipe da prefeitura, que tornam este grande evento realidade”, completou.

A programação de shows deste ano conta com apresentação gospel de Jefferson e Suellen, seguida pela estrela do sertanejo Simone Mendes, no primeiro dia. Já no dia 7, o público curtirá o carisma e talento de Gustavo Mioto e, em seguida, o animado Matheuzinho Sucessinho. Na sexta (8), a noite começa ao som de Kamisa 10, grupo sensação do pagode atual, e segue com João Neto e Frederico, ícones do sertanejo universitário. Sábado (9) o evento terá rock nacional com RPM e forró com Os Barões da Pisadinha. Encerrando o festival, no domingo (10), Alecir e Alessandro sobem ao palco, e a grande estrela da noite será Ana Castela, a “boiadeira” que conquistou o país.

Mais informações:
https://fipe.caceres.mt.gov.br/

O Noroeste

Recent Posts

Trabalhador é encontrado morto após desaparecer em rio de MT

Testemunhas disseram que a vítima estava trabalhando em uma aldeia indígena do outro lado do…

1 hora ago

Funcionário da Rota do Oeste morre em acidente com carreta em rodovia I MT

O funcionário da Concessionária Nova Rota do Oeste, José Carlos Inácio, 51, morreu em acidente…

1 hora ago

Governo de MT entrega 325 escrituras definitivas em Várzea Grande nesta segunda-feira (01)

Evendo faz parte do Programa Solo Seguro Favela, que mobiliza ações de regularização fundiária no…

2 horas ago

“Investimentos do Governo nas nossas estradas vão facilitar e melhorar nossa vida”, afirma moradora de distrito em Porto Esperidião

Região da fronteira com a Bolívia está recebendo pacote de obras estruturantes A Região Oeste…

2 horas ago

Evento reúne colecionadores de figurinhas e traz o ex-zagueiro Ronaldão

Assessoria - Neste sábado, dia 30 de maio, os colecionadores do álbum da Copa do…

2 horas ago

TCE fiscaliza compra de R$ 80 milhões, encontra livros sem utilidade e indícios de fraude em boletins

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, fiscalizou nesta…

2 horas ago