Governo de MT vai substituir mais de 1,3 mil pontes de madeira até 2026 I MT

Número inclui novas pontes de concreto e substituições por aduelas e tubos metálicos

O Governo de Mato Grosso substitui mais de 1.300 pontes de madeira em todo o Estado até o final de 2026. A meta inclui tanto a substituição das estruturas de madeira por novas pontes de concreto, quanto a troca por aduelas de concreto ou tubos metálicos. Os números se referem a obras em rodovias estaduais e estradas municipais vicinais.

Até o momento, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) já entregou 222 pontes de concreto e outras 130 estão em construção, com mais 23 em processo de licitação. No total, são 375 estruturas de concreto planejadas.

Desse total, nove pontes estão sendo construídas para substituir balsas, garantindo mais segurança e agilidade na travessia de veículos em regiões antes dependentes desse tipo de transporte fluvial. As outras irão substituir pontes de madeira.

Além das pontes de concreto, a Sinfra também investe na instalação de aduelas de concreto e tubos metálicos, usados para permitir a passagem de pequenos cursos d’água, principalmente em estradas vicinais. Esses serviços são realizados por meio de convênios ou doações para prefeituras, associações e consórcios.

Com esse tipo de intervenção, 565 pontes de madeira já foram eliminadas e substituídas por aduelas ou tubos. Outras 367 estão em fase de instalação, já conveniadas ou com material entregue, totalizando 932 substituições realizadas ou em andamento.

Somando as pontes de concreto, aduelas e tubos, o número chega a 787 estruturas já entregues e 520 em execução, o que projeta um total de pelo menos 1.307 substituições, sendo 1.298 pontes de madeira e nove balsas. Além disso, a Sinfra ainda irá adquirir mais aduelas e tubos para continuar com o programa.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, a substituição dessas estruturas é essencial para garantir o desenvolvimento regional. “Mesmo uma ponte pequena pode representar um grande obstáculo para quem depende daquela estrada. Eliminar essas travessias precárias é dar condições reais de mobilidade, acesso a serviços e escoamento da produção”, afirma.

O secretário também destaca os benefícios ambientais dessa substituição. “Ao substituirmos pontes de madeira por estruturas permanentes, reduzimos a extração de madeira, aumentamos a durabilidade das obras e diminuímos a necessidade de intervenções frequentes. Isso representa economia de recursos públicos e mais respeito ao meio ambiente”, complementa.

O Noroeste

Recent Posts

Motociclista morre em grave batida com ônibus em Cuiabá; Video I MT

Pablo Riquelme Oliveira Dantas morreu em uma grave batida envolvendo uma motocicleta e um ônibus…

8 horas ago

04 pessoas da mesma família; Avó, mãe e netas morrem após acidente na BR-364 em MT

Acidente ocorreu na BR-364, em Diamantino, na tarde de sábado (17). Duas vítimas morreram no…

9 horas ago

Cinco pessoas morreram após carro bater de frente com carreta na MT-140

Acidente ocorreu na MT-140, em Nova Brasilândia, na noite de sábado (17). As cinco vítimas…

9 horas ago

Amiga gravou vídeo com oração com jovem antes de cirurgia fatal; veja: “Vai dar tudo certo”

Um vídeo gravado antes da cirurgia plástica que terminou com a morte de Lurdes Maria…

9 horas ago

Mulher é presa após marido com desnutrição e pés amputados ser encontrado trancado em casa em MT

Idoso de 69 anos não conseguia se locomover nem cuidar de si mesmo e foi…

9 horas ago

Sejus reforça sistema penitenciário com 175 novos servidores I MT

A Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso (Sejus-MT) passará a contar com o…

9 horas ago