Categories: Featured

Aposentadorias e pensões de vereadores não impactam orçamento do Legislativo, diz TCE

Em resposta a consulta formulada pela Câmara de Cuiabá, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apontou que os gastos com vereadores inativos e pensionistas só devem impactar no cálculo do duodécimo e dos limites de despesas com pessoal do Poder Legislativo municipal quando forem custeados diretamente por ele.

Nos casos em que o Executivo municipal arca com os encargos, como por meio do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) ou Fundo Previdenciário, essas movimentações financeiras não impactam no orçamento do Legislativo. O processo, sob relatoria do conselheiro Waldir Teis, foi apreciado na sessão ordinária de terça-feira (6).

Para o conselheiro, é importante compreender o que e de quem são os gastos para responder aos questionamentos da consulta. “Considerando que gastos representam consumo ou dispêndio de recursos que, na contabilidade pública, configuram-se como custos, devem ser consideradas como despesas do Poder Legislativo apenas aquelas efetivamente contabilizadas em seu órgão.”

O relator ressaltou, porém, que se esses custos forem ressarcidos pelo Poder Legislativo, passam a integrar o limite de gastos com despesas de pessoal da Câmara, que não pode ultrapassar o limite de 70% da receita, conforme determina a Constituição Federal.

O entendimento considerou os pareces emitidos pelo Ministério Público de Contas (MPC) e pela Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur) e foi acompanhado por unanimidade pelo Plenário.

O Noroeste

Recent Posts

Onça-pintada preta atravessa matagal e fica observando carro passar em fazenda de MT; VÍDEO

O animal passou de um lado para outro num corredor de mata na fazenda, quando…

3 horas ago

Vereador de MT leva banho de lama durante fiscalização de obra em estrada rural

Nas redes sociais, o parlamentar brincou com a situação e destacou que esse foi o…

3 horas ago

Vice-governador vistoria local que vai receber Ganha Tempo e delegacia no Pedra 90 em Cuiabá

O vice-governador Otaviano Pivetta vistoriou, neste sábado (28.2), a antiga Escola Estadual Rafael Rueda, no…

3 horas ago

Governador diz que proposta de “Gilmarlândia” ainda não configura criação de município em MT

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), afirmou que é precipitado tratar como município…

3 horas ago

Mês da mulher: federação de Krav Maga oferece aulas gratuitas de autodefesa em MT; saiba como participar

Segundo a federação, o objetivo é incentivar as mulheres a desenvolverem autoconfiança e aprenderem a…

3 horas ago

Prefeitura lança campanha “Ordem Urbana: Terreno Limpo é Saúde e Segurança”

A Prefeitura de Cuiabá lança nesta segunda-feira (2) a campanha “Ordem Urbana: Terreno Limpo é…

3 horas ago