Categories: ALMT

ALMT promove audiência pública para discutir LDO 2026

Debate acontece nesta quinta-feira (14), às 14 horas, na sala 226, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Nesta quinta-feira (14), às 14 horas, na sala 226, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) promove, por meio da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), uma audiência pública para discutir o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.

Essa é a segunda audiência sobre o assunto. A primeira foi realizada em julho, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da ALMT. O Projeto de Lei n° 973/2025, referente à LDO 2026, foi aprovado em primeira votação no dia 16 de julho deste ano.

Na primeira audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, o secretário adjunto da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz), Ricardo Capistrano, apresentou os principais números do PLDO 2026. Naquela ocasião, ele revelou que a proposta prevê uma receita estimada de R$ 39,8 bilhões, valor 4,66% superior ao previsto para 2025. Para a RGA (Revisão Geral Anual) dos subsídios dos servidores, o projeto considera um reajuste de 4,56%, equivalente à inflação acumulada do período, calculada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

De acordo com informações da consultora da Secretaria Parlamentar da Mesa Diretora, Janaína Polla, a Assembleia Legislativa adota uma dinâmica de duas audiências públicas. A primeira delas observa os pontos quanto à constitucionalidade das normas, se o texto proposto está cumprindo as regras de emendas constitucionais federais, da Constituição Estadual e questões legais. Já a segunda audiência aprofunda os dados de receita, despesa e a distribuição das metas prioritárias.

“A gente observa se as metas prioritárias estão de acordo com o Plano Plurianual (PPA), se as alocações são pertinentes com as prioridades definidas na LDO. Então, cada uma tem uma finalidade específica e elas são conduzidas antes da primeira votação pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e antes da segunda votação pela Comissão de Fiscalização. Em conjunto, as duas emitem parecer”, explicou Polla.

A consultora destacou ainda que os pontos mais discutidos na CCJR são as questões da observância, dos limites de despesa de cada órgão público, as prioridades, os percentuais de alocação em saúde, educação, segurança.

“Também houve uma participação efetiva da Defensoria Pública pedindo que fosse feito um ajuste no orçamento do órgão para atender aos interesses dela e também as questões de Revisão Geral Anual (RGA), enfim, nessa segunda audiência, nós vamos aprofundar a questão da formação da receita do estado, a expectativa de arrecadação no ano de 2026, entendendo quais são os efeitos desse contexto internacional e nacional, a questão de PIB, a questão de política comercial externa e também será discutida a destinação dos recursos, se essa destinação está equitativa para os órgãos, quais os órgãos, as unidades orçamentares que estão sendo beneficiados, se esses valores são suficientes e também se entre a arrecadação e a alocação de recurso haverá déficit”, disse Janaina.

A população poderá acompanhar a audiência pública pelo site da Assembleia Legislativa (www.al.mt.gov.br), redes sociais do Parlamento, rádio, TVAL e no canal da TVAL no YouTube (www.youtube.com/tvassembleiamt).

O Noroeste

Recent Posts

Suspeito de roubar mulher durante passeio com cachorro é preso escondido embaixo de carro em MT

Durante as buscas, policiais receberam a informação de que um homem sem camisa havia saído…

4 horas ago

Homem com 28 passagens criminais é preso pela PM após furtar estepe de carro na capital

Policiais militares do 10º Batalhão prenderam em flagrante um homem, de 41 anos, por furto…

4 horas ago

Governo de Mato Grosso reconhece escolas que se destacaram em projeto de cidadania e democracia

Programa Estudante Cidadão do Futuro envolveu 20 escolas, impactou mais de 3 mil alunos e…

4 horas ago

Vigia Mais MT auxilia na prisão de três foragido da Justiça por tráfico de drogas e perseguição

Com auxílio do programa Vigia Mais MT, três foragidos da Justiça foram capturados pelas forças…

4 horas ago

Filha homenageia mãe que morreu após cair de escada de avião: ‘Eu sempre vou te amar’

Maria da Glória Pereira da Silva Fávaro, de 72 anos, chegou a ser socorrida por…

4 horas ago

Mãe de médica de MT morre após cair de escada de avião ao seguir a Cuiabá I MT

A aposentada Maria da Glória Pereira da Silva Fávaro, 72, morreu no domingo (31) após…

4 horas ago