Categories: FeaturedMT

Corpo de Bombeiros extingue 4 incêndios florestais e combate 12 neste sábado (16)

A corporação realiza ainda o monitoramento dos focos de calor ativos no Estado; 23 focos são queimadas irregulares

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu, nas últimas 24 horas, quatro incêndios florestais e continua, neste sábado (16.8), atuando no combate a outros 12 focos ativos em diferentes regiões do estado.

Os focos extintos estavam localizados nos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Água Boa e Torixoréu.

Os bombeiros seguem mobilizados em ações contínuas em outra ocorrência em Nossa Senhora do Livramento, além dos municípios de Pontes e Lacerda, Aripuanã, Novo Mundo e no Assentamento 12 de Outubro, em Cláudia.

As equipes combatem ainda dois incêndios florestais em Nova Brasilândia, às margens da rodovia MT-251, e outro em Poxoréu, às margens da MT-130, além de um foco em uma propriedade rural no município de Santa Terezinha.

Neste último caso, os trabalhos estão sendo realizados desde o dia 12, com reforço de máquinas pesadas, caminhão-pipa, além das equipes em campo. O combate também foi intensificado em São José do Rio Claro, onde já foi utilizado um avião para dar suporte às ações. Nessa ocorrência, aproximadamente 60 mil litros de água já foram utilizados para evitar a propagação das chamas.

Ainda neste sábado, as equipes iniciaram o combate a outros dois incêndios florestais, nos municípios de Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade. Em todos os locais, os bombeiros atuam de forma ininterrupta, com foco na contenção dos incêndios e na preservação de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente.

Fiscalização e Monitoramento

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento de 50  focos de calor ativos em todo o estado. Desse total, 27 são incêndios florestais, sendo 18  em terras indígenas e uma na unidade de conservação Área de Proteção Ambiental (APA) dos Meandros do Rio Araguaia em Cocalinho.   Outros 23 focos restantes correspondem a queimadas irregulares.

As ocorrências em terras indígenas incluem: seis dois focos na Terra Indígena  Parabubure em Campinápolis; dois focos na Terra Indígena Nambikwara em Comodoro; dois focos na Terra Indígena  Pimentel Barbosa em Canarana;

um foco na Terra Indígena Marechal Rondon em Paranatinga; um foco na Terra Indígena Ubawawe em Santo Antônio do Leste; um foco na Terra Indígena  Sangradouro/Volta Grande em Poxoréu; Terra Indígena  Sangradouro/Volta Grande  em General Carneiro; um foco na Terra Indígena  Capoto/Jarina em Peixoto de Azevedo; um foco na Terra Indígena  Cinta Larga em Aripuanã;  um foco na Terra Indígena  Maraiwatsede em Alto Boa Vista.

No caso de áreas indígenas, o combate deve ser feito por órgãos do Governo Federal, já que o Estado não possui autorização para atuar. Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar não foi acionado.

Já os outros 23  focos de calor ocorrem em diversas regiões do Estado, resultantes do uso irregular do fogo, e estão sendo fiscalizados no âmbito da Operação Infravermelho, cujo monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar de forma antecipada áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 117 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 72 estão na Amazônia e 44 no Cerrado e um no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

É importante destacar que um foco de calor isolado não caracteriza, por si só, um incêndio florestal. No entanto, um incêndio florestal geralmente envolve o acúmulo de diversos focos de calor em uma mesma área.

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. De 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro.

Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano. Em caso de qualquer indício de incêndio florestal no bioma, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 ou 190.

O Noroeste

Recent Posts

Com mais de R$ 1,7 bilhão, Governo de MT garante infraestrutura necessária para crescimento econômico de Sinop

Nos últimos 7 anos, a cidade, conhecida como Capital do Nortão, recebeu investimentos em habitação,…

2 minutos ago

Governador busca viabilizar com ministro do Turismo voos internacionais diretos para MT

O governador Mauro Mendes se reuniu com o ministro do Turismo, Gustavo Sabino, para articular…

3 minutos ago

Operações Integradas prendem mais de 80 criminosos e apreendem 40 armas de fogo

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) já promoveu 16 Operações Integradas…

5 minutos ago

CAC é preso suspeito de viôlencia doméstica contra esposa grávida

Suspeito e o material apreendido foram levados à delegacia para registro da ocorrência após a…

5 minutos ago

Procon-MT realiza mutirão de negociação de dívidas em Cuiabá e Várzea Grande neste sábado (14)

O evento será realizado neste sabado (14) em Várzea Grande e deve percorrer diferentes regiões…

7 minutos ago

Acusado de estupro é preso pela PRF durante discalização de ônibus em Poconé

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumpriu, na manhã desta quinta-feira (12), um mandado de prisão…

8 minutos ago