Categories: FeaturedMT MAIS

Polícia prende 19 suspeitos de esquema de golpes em vendas de carros em Cuiabá

A Polícia Civil cumpriu 19 mandados de prisão preventiva, na manhã desta terça-feira (19), durante a Operação Tertius, que investiga uma organização criminosa envolvida um esquema de golpes online e lavagem de dinheiro, em Cuiabá.

Segundo a polícia, os criminosos usavam anúncios reais de carros em sites de venda e copiavam as fotos e informações dos veículos para criar novos anúncios falsos.

As investigações mostram que o grupo publicou mais de 370 anúncios falsos, que enganaram mais de 3,4 mil usuários e causaram prejuízo de mais de R$ 2 milhões às vítimas.

As investigações começaram em julho de 2022, após uma denúncia anônima sobre a uma casa, na região do Bairro CPA 3, que era utilizada como escritório para a prática de crimes de estelionato.

Modo de ação

Depois de ganhar a confiança das vítimas, os suspeitos fingiam ser intermediários na negociação entre o comprador e o dono do carro. Para pressionar a conclusão da venda, usavam técnicas psicológicas que criavam um senso de urgência.

O golpe se concretizava quando as vítimas, convencidas pelos criminosos, faziam transferências via PIX. O dinheiro era enviado para contas de “laranjas”, para dificultar o rastreamento. Assim que recebiam os valores, os golpistas cortavam contato com as vítimas.

Na operação desta terça-feira, a polícia também cumpriu 55 mandados de busca e apreensão domiciliar, 31 medidas cautelares diversas de prisão, dentre elas a instalação de tornozeleira eletrônica, além de 50 bloqueios de contas bancários contra os investigados.

A Polícia Civil segue investigando o caso para tentar localizar novos envolvidos no esquema.

Criminosos usavam anúncios reais de carros em sites de venda e copiavam as fotos e informações dos veículos para criar anúncios falsos. — Foto: Reprodução

O Noroeste

Recent Posts

Caminhoneira youtuber relata furto de três módulos de caminhões estacionados em armazém de MT

Aline Füchter Ouriques contou que outro veículo, de cor vermelha, teve o equipamento furtado; Polícia…

5 horas ago

Renner remarca show em Cuiabá em homenagem a Rick

Dupla faria show na capital mato-grossense neste sábado (17). Nova data faz parte do projeto…

5 horas ago

Seduc estende até 23 de outubro o período de solicitação de vagas na Rede Estadual

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) prorrogou, nesta sexta-feira (16.10), o…

5 horas ago

Chuva da madrugada de quarta-feira atinge 85% do volume esperado para o mês em Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil, informa que a chuva registrada na…

5 horas ago

Mauro defende autonomia de Pivetta para mudar staff e aprova indicação para a Casa Civil I MT

O ex-governador e senador eleito Mauro Mendes (União) defendeu publicamente a total autonomia do governador…

5 horas ago

Promulgada a Emenda Constitucional das folgas, veja prazos de transição e regras da jornada de 40 horas

A rotina de milhões de trabalhadores brasileiros começa a mudar de forma definitiva a partir…

6 horas ago