Categories: Politica MT

Senadores de MT votaram a favor de projeto do voto impresso I MT

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na quarta-feira (20), por 14 votos a 12, o projeto de lei do novo Código Eleitoral, que estabelece inclusive a realização das eleições com voto impresso. O tema havia sido aprovado pelo Congresso, em duas oportunidades, e declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em ambas.

O texto aprovado estabelece que, após a confirmação dos votos de cada eleitor, a urna deverá imprimir o registro de cada voto. Na sequência, o comprovante será depositado, sem contato manual do eleitor e de forma automática, em uma urna lacrada para fins de verificação e terá de ser implantada na eleição seguinte à eventual sanção do novo código.

Com a conclusão da análise pela CCJ, o texto vai à votação no plenário principal do Senado.

Jayme Campos (União), único senador de Mato Grosso e membro da comissão, votou a favor do novo código, afirmando que o voto impresso colabora para mais “transparência” no sistema eleitoral.

“Votamos hoje na CCJ, o voto impresso. O voto impresso traz mais transparência, é o pilar da nossa democracia, uma grande conquista e agora vai ao Plenário, junto a reforma política que estamos votando. Defendo que o voto impresso se faz necessário para não haver dúvida e de mais transparência”, afirmou.

Nos últimos anos, o debate sobre o voto impresso chegou a ser levado até o STF em ações da Procuradoria-Geral da República (PGR). No caso mais recente, em 2020, o tribunal decidiu, por unanimidade, que era inválida a previsão de impressão de voto, estabelecida na minirreforma eleitoral de 2015.

A legislação aprovada pelo Congresso previa que o comprovante seria depositado em um local lacrado após a confirmação pelo eleitor de que a impressão estava correta.

O plenário acompanhou o entendimento do relator do caso, o ministro Gilmar Mendes. Para o ministro, a proposta violou “o sigilo e a liberdade do voto”.

“As impressoras das urnas são internas e servem para imprimir a zerésima, na abertura das votações, e o boletim de urna, em seu encerramento. Portanto, não há como utilizá-la para exibir o voto ao eleitor para confirmação, cortar o voto confirmado e inseri-lo em receptáculo lacrado”, afirmou.

A aprovação do novo texto-base contou com 373 emendas desde o início da tramitação. O relatório possui quase 900 artigos. O novo texto também ponderou a punição para “fake news”. O texto original previa prisão de até quatro anos. A nova versão reduziu a pena máxima para um ano e retirou a possibilidade de punir quem apenas compartilha conteúdos em redes sociais.

Em relação às pesquisas eleitorais, o relatório do Senado afastou a censura prevista pela Câmara. O texto agora exige que os institutos divulguem comparações entre levantamentos anteriores e o resultado final das urnas.

*Com informações da Agência Brasil

O Noroeste

Recent Posts

Campanha Liquida CDL vai movimentar o varejo de Cuiabá e Várzea Grande – O Mato Grosso

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) realizará em setembro a Liquida CDL…

12 horas ago

Virginia Mendes destaca experiência do Parajiujitsu de Barra do Garças como referência para inclusão

Em encontro com atletas, candidata a deputada federal reforça defesa de políticas públicas para pessoas…

12 horas ago

Comissão aprova projeto que institui campanha permanente pelo bem-estar térmico animal em Cuiabá

A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) realizou sua sétima reunião ordinária, de…

12 horas ago

Bairros são contemplados com tapa-buracos e redutor de velocidade após pedidos de Paula Calil

Moradores de diferentes regiões de Cuiabá foram contemplados, recentemente, com serviços públicos após demandas encaminhadas…

12 horas ago

Carreta carregada com lascas de madeira pega fogo na rodovia BR-163 no médio-norte

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desse domingo (23),…

12 horas ago

Padrasto é condenado após tentar matar enteado de 10 anos com canivete em MT

Menino de 10 anos sofreu um corte de cerca de 15 centímetros no tórax e…

12 horas ago