Categories: Agro.MTFeatured

Sema e MPE notificam frigorífico a promover adequações para evitar propagação de odor

O frigorífico é alvo de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Estadual após denúncias de moradores da região sobre a existência de mau cheiro proveniente das atividades desenvolvidas pela unidade.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Promotoria de Justiça de Matupá, município distante 682 km de Cuiabá, realizaram inspeção conjunta em um frigorífico na região para verificar se a unidade está adotando as medidas recomendadas pelo órgão ambiental para evitar a propagação de mau cheiro oriundo da atividade desenvolvida pelo estabelecimento.

O frigorífico é alvo de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Estadual após denúncias de moradores da região sobre a existência de mau cheiro proveniente das atividades desenvolvidas pela unidade.

A Unidade Desconcentrada da Sema em Guarantã do Norte informou que no ano passado o frigorífico havia sido notificado a promover a limpeza das lagoas de estabilização e um maior controle de gases. Na inspeção realizada esta semana, os técnicos do órgão ambiental constataram a necessidade de uma nova limpeza das lagoas de estabilizações subsequentes à anaeróbia e de colocação de tubulações afogadas nas entradas de cada lagoa.

Foram recomendados também a disponibilização de tampas em grelhas abertas e o uso de desodorizantes, bioativadores ou bioestabilizadores nas unidades primárias de tratamento de efluentes para a eliminação de odores, além da  adequação do crematório para atendimento de normas referentes a Materiais Específicos de Risco (MER).

A Promotoria de Justiça de Matupá, por sua vez, recomendou a implantação de cerca-viva, tipo cinturão de eucalipto, no entorno da unidade fabril para conter possíveis odores na redondeza. O frigorífico terá um prazo de 90 dias para adotar as medidas de minimização e mitigação. Na sequência a Sema fará a avaliação e, em caso de descumprimento, serão adotadas sanções legais.

A propagação de odores em atividades alimentícias pode ocorrer em várias situações, entre elas, a falta de Equipamentos de Controle de Poluição Atmosférica (ECP), falhas operacionais, falta de controle, inversões térmicas, entre outras questões.

Para descobrir a origem do mau cheiro existente na região, a Sema e as secretarias municipais de meio ambiente de Matupá e Peixoto de Azevedo aplicaram questionário de avaliação de impacto odorante para colher informações junto à população sobre períodos, tipos de incômodos, descrição do odor, grau e, o ponto de vista do entrevistado referente ao tipo de atividade que poderia causar o incômodo.

O Noroeste

Recent Posts

Setor de serviços puxa geração de empregos formais em julho na capital de MT – O Mato Grosso

Cuiabá encerrou julho com saldo positivo de 954 empregos formais, resultado de 12.804 admissões e…

29 minutos ago

Em Várzea Grande, entidades destacam atuação de Virginia Mendes na área social I MT

Representantes da Associação Mão Solidária relatam ações desenvolvidas no Jardim Glória 1 e destacam participação…

7 horas ago

Morador morre após levar choque e cair de telhado durante chuva em Várzea Grande MT

No momento da limpeza, um fio elétrico que se encontrava em contato com a estrutura…

9 horas ago

Professor de direito da UFMT investigado por assédio é solto I MT

A prisão havia sido decretada pela Justiça e cumprida pela Polícia Civil no dia 10…

9 horas ago

Motorista que causou a morte de duas pessoas é preso em MT

Um motorista de caminhão envolvido em um grave acidente de trânsito, que resultou na morte…

9 horas ago

TRF rejeita pedido de fazendeiros de MT e mantém andamento de demarcação de terra indígena

O Ministério Público Federal (MPF) obteve uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região…

9 horas ago