Categories: Featured

Abilio pede aval da Câmara para criação em regime de urgência de nova secretaria em Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), enviou à Câmara Municipal, em regime de urgência, um projeto de lei complementar que cria a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. A proposta reestrutura a atual Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, que passará a se chamar Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Planejamento Urbano.

Com a mudança, o antigo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) deixa de ser órgão adjunto e se torna secretaria. O arquiteto e urbanista José Afonso Botura Portocarrero assumirá a nova pasta, enquanto a Secretaria de Meio Ambiente ficará sob responsabilidade da arquiteta Elisangela Fernandes Bokorni, atual presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT).

Abilio justificou que a divisão dará mais agilidade às políticas de crescimento sustentável. “Separando as duas funções, teremos quem planeja e estuda as leis com mais profundidade e outro mais focado na análise de obras. O Portocarrero cuidará do futuro da cidade e a Lise ficará responsável pelo dia a dia”, afirmou.

Segundo o projeto, as duas secretarias funcionarão de forma híbrida, compartilhando setores administrativos, financeiros e jurídicos, mas atuarão de maneira independente. O Planejamento ficará responsável por projetos estratégicos de desenvolvimento urbano, enquanto o Meio Ambiente continuará com licenciamentos e autorizações de obras.

Portocarrero adiantou que sua prioridade será revitalizar espaços históricos como o Morro da Luz, o Centro Histórico e o Horto Florestal. Já Lise pretende focar no destravamento da construção civil.

O projeto agora aguarda votação na Câmara de Cuiabá.

O Noroeste

Recent Posts

Pedágio ‘free flow’ está em fase de teste em rodovia de MT

A concessionária Rota dos Grãos aguarda autorização da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística…

14 minutos ago

Sine-MT disponibiliza mais de 2,2 mil vagas de emprego nesta semana; confira

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT) disponibiliza 2.259 vagas de trabalho nesta semana em Mato…

21 minutos ago

Operação mira servidores da Prefeitura de Sinop (MT) por suspeita de corrupção na aprovação de obras

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências dos investigados e na sede do…

21 minutos ago

Fávaro relembra falta de infraestrutura em MT como incentivo para entrar na política I MT

Em entrevista ao programa Resumo do Dia, da TV Cuiabá, o senador e presidente estadual…

23 minutos ago

Relatório técnico do TCE é entregue à ALMT e reforça investigações da CPI da Saúde

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, entregou à…

27 minutos ago

Sorriso saudável vai além da estética e influencia autoestima e bem-estar, diz especialista

Cuidar da saúde bucal vai muito além de manter os dentes bonitos. A higiene diária,…

29 minutos ago