Categories: Featured

Juiz manda penhorar carro de ex-diretora condenada por desvio de R$ 255 mil da Educação

O juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas de Cuiabá, determinou a penhora do veículo de Marijane Gonçalves Costa, ex-diretora da Escola Estadual José Magno, para garantir a devolução de R$ 255,8 mil decorrentes de condenação por improbidade administrativa. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (28).

Marijane e Kátia Cilene de Arruda Moura, ex-coordenadora do Sesi-MT, foram condenadas em 2013 por desviar recursos destinados à alfabetização de jovens e adultos em escolas públicas do Estado.

O programa previa capacitação de professores, fornecimento de materiais didáticos pela Secretaria de Educação e repasses do Sesi para complementar salários de docentes e comprar materiais escolares.

A decisão obriga Marijane a indicar a localização do carro e se manifestar sobre a avaliação do bem, ou solicitar a substituição, sob pena de restrição de circulação e licenciamento no Sistema Renajud, além de multa de até 20% do valor da dívida.

No caso de Kátia Cilene, o magistrado suspendeu o processo por um ano, diante do esgotamento das tentativas de localizar bens em seu nome.

O esquema

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), Kátia, na condição de supervisora do projeto, teria forjado a criação de mais de 10 unidades escolares fictícias, apropriando-se das verbas destinadas a elas e dividindo os valores com Marijane.

Marijane recebia o dinheiro em nome das supostas escolas e deveria repassar para pagamento de professores e compra de materiais.

No entanto, conforme a investigação, ela transferia integralmente os recursos a Kátia, por meio de cheques ou transferências bancárias, sem aplicar nada no projeto.

O Noroeste

Recent Posts

Polícia Civil e Sema fecham rinha de galos em Várzea Grande e prendem suspeito I MT

Uma ação conjunta da Polícia Civil e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT),…

10 minutos ago

MPF nega acordo com garimpeiro por continuar explorando minério na Terra Indígena Sararé (MT)

A região passou a ser dominada pela organização criminosa Comando Vermelho. Forças de segurança mantêm…

11 minutos ago

TJ cita “sentimento de vingança” e mantém júri popular de procurador da Assembleia

A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou recurso e…

13 minutos ago

Governo vai asfaltar rodovia em Campo Novo e recuperar ruas de Diamantino

Obras vão fortalecer o escoamento da produção agrícola e melhorar mobilidade urbana em Diamantino A…

15 minutos ago

Debate na ALMT amplia discussão sobre terceirizações e gestão do Detran

A prestação de contas do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), realizada na…

16 minutos ago

PL do deputado Fabinho Tardin prevê desconto no IPVA para doadores de sangue

Os doadores regulares de sangue em Mato Grosso poderão ter desconto no Imposto sobre a…

2 horas ago