ALMT aprova projeto que endurece punições para estabelecimentos que comercializarem combustíveis adulterados

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação, o projeto de lei que trata do combate à comercialização de combustíveis adulterados no estado. A votação aconteceu durante a sessão plenária da última quarta-feira (27), mas só foi divulgada nessa segunda-feira (1). Agora, a proposta segue para sanção do governador Mauro Mendes (União).

De autoria do deputado Dr. João (MDB), o projeto estabelece normas mais rígidas para coibir práticas irregulares no setor de combustíveis. O texto prevê penalidades para empresas que comprarem, transportarem, armazenarem ou revenderem combustíveis fora dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entre as punições estão multas, apreensão ou perda do produto e até a interdição parcial ou total do posto.

Além das sanções, o projeto também prevê ações preventivas. Caso haja indícios de irregularidades em testes preliminares, os fiscais poderão apreender de imediato o combustível suspeito, assim como lacrar bombas e tanques. As coletas seguirão o procedimento padrão, com amostras em triplicata para prova, outra para testemunha e uma terceira para contraprova, que deverão ser analisadas por laboratórios credenciados pela ANP.

A proposta também fortalece a atuação integrada de órgãos como o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MT), a Secretaria de Fazenda e as prefeituras, permitindo ações conjuntas para ampliar a fiscalização e evitar fraudes. Em casos mais graves, como a manipulação do volume indicado nas bombas ou o uso de equipamentos clandestinos, a nova legislação prevê medidas mais severas, como a interdição definitiva do posto e a cassação da inscrição estadual.

Com a aprovação em plenário, o projeto aguarda a assinatura do governador para se tornar lei.

O Noroeste

Recent Posts

Virginia Mendes lamenta incêndio que destruiu fábrica pães em Cuiabá

A ex - primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, lamentou o incêndio que destruiu completamente…

11 horas ago

Recadastramento de convênio firmado na divisão de Mato Grosso começa em 3 de agosto

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) inicia, no dia 3 de agosto, o recadastramento obrigatório dos…

11 horas ago

Flávia Moretti condiciona apoio ao Governo à assinatura de compromissos com VG I Mato Grosso

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou, em entrevista à Jovem Pan, que…

11 horas ago

Bebê encontrado em lixeira nasceu com vida e morreu após o parto, diz polícia

Polícia Civil analisa imagens de câmeras e ouve testemunhas para identificar quem abandonou o bebê.…

11 horas ago

Cuiabá empata na Ilha do Retiro diante do Sport e volta a pontuar na competição nacional

Terra - Sport e Cuiabá ficaram no empate por 1 a 1, na noite desta…

12 horas ago

Move Brasil libera financiamento com juros reduzidos para entregadores e mototaxistas

Trocar a moto antiga por um modelo zero km ou migrar para uma bicicleta elétrica…

12 horas ago