Categories: FeaturedMT MAIS

PF mira tráfico de mulheres para exploração sexual na Europa e cumpre mandado em Cuiabá

A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação Cassandra, para desarticular uma organização criminosa transnacional envolvida em crimes de tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, rufianismo, lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro nacional e crimes tributários.

A ação é realizada em cooperação internacional com a EUROPOL e a Garda National Protective Services Bureau, da Irlanda, que simultaneamente deflagrou a Operation Rhyolite, voltada a apurar crimes praticados pelo mesmo grupo criminoso naquele país.

No Brasil, foram mobilizados 120 policiais federais e 7 servidores da Receita Federal, para dar cumprimento a 5 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. Além dos mandados, a Justiça Federal também decretou 13 medidas restritivas de direitos

As investigações apontam que o grupo criminoso atua desde 2017, sendo especializado no tráfico internacional de mulheres para exploração sexual, exercendo rígido controle sobre as vítimas. Até o momento, foram identificadas cerca de 70 mulheres exploradas. Para ocultar e usufruir os altos ganhos ilegais, o grupo criminoso empregava diferentes mecanismos de lavagem de dinheiro, fraudes documentais e crimes financeiros.

Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, rufianismo, lavagem de dinheiro, falsidade documental, crimes contra o sistema financeiro nacional e crimes contra a ordem tributária.

Relação das Cidades com Mandados de Prisão (MPP) e Mandados de Busca e apreensão (MBA) no Brasil:

Mato Grosso

Cuiabá: 1 MBA

Santa Catarina

Florianópolis: 7 MBA e 1 MPP

São José: 7 MBA e 3 MPP

Camboriú: 1 MBA e 1 MPP

Biguaçu: 2 MBA e 1 MPP

Palhoça: 5 MBA

São Paulo

São Paulo: 1 MBA

Franca: 1 MBA

Baruerí: 1 MBA

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: 2 MBA e 1 MPP

Paraná

Curitiba: 1 MBA

Minas Gerais

Belo Horizonte: 1 MBA

O Noroeste

Recent Posts

Governo regulamenta o trabalho no comércio aos feriados; veja o que muda – O Mato Grosso

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) oficializou na tarde desta terça-feira (21) um acordo…

10 horas ago

Pivetta chama bet de “transtorno” e defende campanha de conscientização em MT

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) defendeu que Mato Grosso lance campanhas publicitárias contra as apostas…

11 horas ago

Wellington Fagundes reafirma convenção do PL e cobra fidelidade de filiados: “questão de princípio” I MT

Nesta terça-feira (21), o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL), concedeu entrevistas…

11 horas ago

Lei estabelece medidas de prevenção à violência e reforço da segurança nas escolas em MT

O Governo de Mato Grosso sancionou a Lei nº 13.459, que institui a Política Estadual Permanente…

11 horas ago

Janaina descarta vice e defende união com Max Russi e Botelho para disputa de vaga ao Senado I MT

Pré-candidata a senadora, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou nesta terça-feira (21) que pretende…

11 horas ago

Empresário é executado a tiros em MT e esposa de atirador morre durante fuga em MT

O empresário Vagnel Santana da Silva, de 52 anos, foi morto a tiros na tarde…

12 horas ago