Categories: ALMT

Projeto de lei prevê proibição de apresentações de danças com conteúdos obscenos em escolas

O presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Thiago Silva (MDB), apresentou em fevereiro deste ano, o Projeto de Lei 169/2025 que trata da proibição de apresentações de danças com conteúdos obscenos nas instituições de ensino em Mato Grosso. A proposição está sob análise da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

“O projeto de lei tem como objetivo preservar os valores éticos e educacionais das escolas públicas do estado de Mato Grosso, proibindo a realização de apresentações de danças que contenham conteúdos obscenos, inadequados ao ambiente escolar. As escolas públicas desempenham um papel fundamental na formação moral, intelectual e social de crianças e adolescentes, devendo atuar como espaços de promoção de princípios que reforcem o respeito, a dignidade e a responsabilidade”, afirmou o deputado.

Conforme o projeto, “consideram-se danças com conteúdos obscenos aquelas que apresentem movimentos que simulem atos sexuais, ou libidinosos, utilizem gestos ou coreografias que incentivem a erotização precoce de crianças e adolescentes e propaguem mensagens que atentem contra os valores éticos e morais da sociedade”.

Caso aprovado e sancionado pelo governo do estado, as escolas públicas poderão incluir em seu projeto pedagógico medidas de prevenção, conscientização e combate à erotização infantil e sexualização precoce. Entende-se por erotização infantil e sexualização precoce a prática de exposição prematura de conteúdo, comportamentos e estímulos a indivíduos que ainda não tem maturidade suficiente para compreensão e elaboração de tais ações.

A proposição também busca atender às preocupações de pais e responsáveis, que confiam na escola como um espaço seguro e responsável na educação de seus filhos. Cabe à gestão escolar e aos educadores garantir que as atividades realizadas em suas dependências sejam coerentes com os princípios que regem a educação pública e a proteção da infância e da juventude.

“Importante projeto do deputado Thiago, que visa preservar crianças e jovens das escolas do estado. Estou de acordo com a proposição apresentada na Assembleia”, disse Leandro Loss, pai de aluno da rede pública.

Segundo o texto do projeto, as apresentações de danças com conteúdos obscenos podem gerar impactos negativos no desenvolvimento psicológico e comportamental dos alunos, além de expor crianças e adolescentes a mensagens que incentivam a erotização precoce.

O Noroeste

Recent Posts

Três advogados são investigados por falsificar decisão judicial em MT

Operação cumpre quatro mandados de busca em Cuiabá após servidores identificarem irregularidades em documento que…

22 minutos ago

Acordo prevê R$ 130 milhões na construção de 22 unidades integradas da PM e Bombeiros

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) firmou, nesta terça-feira (27), um Termo de Ajustamento…

24 minutos ago

Operação da Polícia Civil e MAPA mira empresas suspeitas de comercializar insumos agrícolas ‘fakes’

A Polícia Civil de Mato Grosso e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) deflagraram,…

25 minutos ago

Jovem de 24 anos morre após bater motocicleta contra poste em Várzea Grande

A jovem Mariana Steffany da Silva, de 24 anos, morreu na segunda-feira (26), após passar…

26 minutos ago

Casal que perdeu loja em incêndio teve apartamento destruído pelo fogo há 1 mês em Cuiabá

Empresários estavam fora de casa quando o imóvel pegou fogo, em setembro; nesta terça-feira (27),…

31 minutos ago

Homenagem: Valorizar quem serve é fortalecer o serviço público

Quando pensamos na Assembleia Legislativa, é natural lembrarmos dos deputados, das votações e das decisões…

34 minutos ago