Categories: Politica MT

MPE investiga Maysa Leão por audiência com depoimento de adolescente vítima de abuso I MT

O Ministério Público Estadual (MPE) abriu uma investigação preliminar para apurar a atuação da vereadora de Cuiabá, Maysa Leão (Republicanos), durante uma audiência pública em que uma adolescente de 16 anos relatou ter sido vítima de abuso sexual. O encontro ocorreu no dia 20 de agosto, foi transmitido ao vivo pelo YouTube e tinha como pauta a violência contra mulheres e crianças.

A 14ª Promotoria de Justiça Cível informou que acompanha o caso para garantir medidas de proteção à adolescente, caso necessário, e que remeteu cópias do procedimento para análise de eventual responsabilidade cível e criminal.

Após a audiência, surgiram dúvidas sobre a condução do evento e se houve descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê a preservação da identidade de menores de idade. A repercussão levou à retirada da gravação do canal oficial.

Maysa Leão declarou que a jovem não foi chamada a participar, mas se inscreveu espontaneamente, já que a tribuna é aberta a qualquer cidadão. A vereadora também afirmou que havia solicitado à equipe técnica da Câmara que o depoimento da adolescente não fosse transmitido, mas o conteúdo acabou sendo divulgado.

Ela destacou ainda que a adolescente é acompanhada pela ONG Lírios, instituição reconhecida pelo acolhimento de meninas vítimas de violência, e ressaltou que a fala da menor não deveria ter sido explorada em redes sociais.

Com a instauração da chamada “notícia de fato”, o MPE analisará se há elementos que justifiquem o prosseguimento da investigação. Caso contrário, o procedimento poderá ser arquivado.

O Noroeste

Recent Posts

Indústria brasileira reage a imposto de 25% imposto pelos EUA, veja o que muda e o que ficou de fora – O Mato Grosso

Uma decisão tomada na madrugada desta quinta-feira (16/7) pelo governo de Donald Trump promete encarecer…

2 horas ago

Tarifaço de Trump: quase 94% das exportações de MT ficam fora da nova taxação, diz Federação das Indústrias

Levantamento da Fiemt mostra que apenas 6,09% dos produtos enviados pelo estado aos Estados Unidos…

4 horas ago

Dupla sequestra caminhoneiro, entra em confronto com a Força Tática da PM e morre em Cuiabá

Dois criminosos morreram em confronto com policiais militares da Força Tática na tarde desta quinta-feira…

4 horas ago

CST debate desembargos ambientais à agricultura familiar em Mato Grosso

A Câmara Setorial Temática (CST) do Desembargo Ambiental da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou,…

4 horas ago

Mãe de 30 anos morre afogada após salvar filha de 4 anos arrastada por correnteza em rio de MT

Bruna de Souza Silva, de 30 anos, foi encontrada sobre pedras, já inconsciente, com a…

4 horas ago

Stalker é preso em flagrante depois de dois meses perseguindo jovem no trabalho em MT

Homem de 46 anos alegava que a vítima era a "mulher de sua vida" e…

4 horas ago