Categories: Politica MT

MPE investiga Maysa Leão por audiência com depoimento de adolescente vítima de abuso I MT

O Ministério Público Estadual (MPE) abriu uma investigação preliminar para apurar a atuação da vereadora de Cuiabá, Maysa Leão (Republicanos), durante uma audiência pública em que uma adolescente de 16 anos relatou ter sido vítima de abuso sexual. O encontro ocorreu no dia 20 de agosto, foi transmitido ao vivo pelo YouTube e tinha como pauta a violência contra mulheres e crianças.

A 14ª Promotoria de Justiça Cível informou que acompanha o caso para garantir medidas de proteção à adolescente, caso necessário, e que remeteu cópias do procedimento para análise de eventual responsabilidade cível e criminal.

Após a audiência, surgiram dúvidas sobre a condução do evento e se houve descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê a preservação da identidade de menores de idade. A repercussão levou à retirada da gravação do canal oficial.

Maysa Leão declarou que a jovem não foi chamada a participar, mas se inscreveu espontaneamente, já que a tribuna é aberta a qualquer cidadão. A vereadora também afirmou que havia solicitado à equipe técnica da Câmara que o depoimento da adolescente não fosse transmitido, mas o conteúdo acabou sendo divulgado.

Ela destacou ainda que a adolescente é acompanhada pela ONG Lírios, instituição reconhecida pelo acolhimento de meninas vítimas de violência, e ressaltou que a fala da menor não deveria ter sido explorada em redes sociais.

Com a instauração da chamada “notícia de fato”, o MPE analisará se há elementos que justifiquem o prosseguimento da investigação. Caso contrário, o procedimento poderá ser arquivado.

O Noroeste

Recent Posts

VÍDEO: plantonista preso por morte de paciente em clínica de Cuiabá diz em depoimento ter forjado suicídio

Funcionário alegou inicialmente que a vítima teria cometido suicídio por enforcamento. A versão, porém, passou…

41 minutos ago

Traseira rebaixada de veículo faz PRF apreender 161 kg de drogas em praça de pedágio em MT

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na madrugada deste sábado (30), 161,15 kg de drogas durante…

47 minutos ago

Corpo de mulher é encontrado carbonizado durante combate a incêndio em Várzea Grande I MT

A polícia investiga o caso como possível feminicídio e analisa imagens de câmeras de segurança…

50 minutos ago

UFMT cai 33 posições em ranking das melhores universidades do mundo

Levantamento do CWUR aponta a instituição na 1.778ª colocação global; cenário nacional mostra que 87%…

57 minutos ago

Petrobras reduz preço do combustível de aviação em 14,2%

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (1/6) uma redução de 14,2% no preço do querosene de…

59 minutos ago

Operação flagra furto de energia em chácara embargada pela Polícia Federal na região de Manso

A Operação Energia Limpa resultou em oito prisões por furto de energia elétrica em Mato…

3 horas ago