Categories: ALMT

Projeto de Lei do deputado Chico Guarnieri garante gratuidade de pedágio para moradores de distritos

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) apresentou um Projeto de Lei nº1404/2025, que prevê a isenção do pedágio aos veículos de moradores de distritos que necessitem de deslocamento diário passando pela praça de pedágio, até a sede do município para trabalhar ou o inverso. A medida vai trazer alívio financeiro para centenas de famílias que vivem em distritos de Mato Grosso e precisam se deslocar diariamente, a exemplo do Distrito do Assari, em Barra do Bugres.

 

“Quem precisa ir até Barra (do Bugres) é obrigado a pagar o pedágio na ida e na volta. Isso gera um custo que ultrapassa R$ 500 por mês, em média. Um valor muito alto e que pesa no orçamento familiar de muitas pessoas”, argumentou o parlamentar, nesta quarta-feira (10).

 

Pelo texto, ficam isentos do pagamento do pedágio os veículos de moradores de distritos previamente cadastrados junto à concessionária responsável pela rodovia. A isenção será válida exclusivamente para os deslocamentos diários entre o distrito e a sede do município, ou no sentido inverso, quando justificados pelo exercício de atividade de trabalho.

 

O deputado Chico Guarnieri também reforçou que a proposta foi construída com base na realidade enfrentada pela população e não deve comprometer o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão, já que há previsão legal de mecanismos de reequilíbrio contratual.

 

“A demanda chegou até nós pela população do (Distrito do) Assari, mas a nossa proposta abrange todos os distritos existentes em nosso estado”, finalizou o deputado Chico Guarnieri.

O Noroeste

Recent Posts

Sebrae/MT completa 51 anos com expansão, modernização e ampliação dos atendimentos – O Mato Grosso

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT)…

20 horas ago

Vídeo mostra decolagem de avião que caiu em fazenda e deixou dois pilotos mortos em MT

Zelicio Filgueira Tomaz, de 58 anos, e Rafael Pereira Guedes, de 22, morreram no acidente…

21 horas ago

VÍDEO: elefante Sandro toma ‘banho de terra’ minutos após chegada em santuário de MT

Animal de 54 anos chegou ao Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães, após…

21 horas ago

Pescadores encontram mulher morta boiando no rio Cuiabá

O corpo de Cleonice dos Santos, de 53 anos, foi encontrado boiando no rio Cuiabá…

22 horas ago

PF, Ibama e Funai combatem garimpo ilegal em terra indígena em Mato Grosso

A Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos…

22 horas ago

WF propõe transformar Parque Jonas Pinheiro em centro de eventos, formação e integração

A 16 dias do primeiro turno das eleições de 2026, o candidato ao governo de…

22 horas ago