A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou em primeira votação uma proposta de emenda que aumenta o número de exigências para a cassação de mandados de vereadores da capital. O projeto, de autoria do vereador Demilson Nogueira (PP), foi votado na última quinta-feira (25).
🔎 A nova medida passa a exigir as seguintes condições para a cassação:
Atualmente, a Lei Orgânica de Cuiabá estabelece regras diferentes, mas a emenda pretende uniformizar o procedimento com a legislação nacional que trata da responsabilidade de prefeitos e vereadores.
Na justificativa, os autores afirmam que a proposta “visa adequar o quórum para a cassação do mandato de vereador aos ditames previstos no Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967”. O texto também reforça que não há inconstitucionalidade, já que a medida respeita os artigos 29 e 30 da Constituição Federal, que garantem autonomia aos municípios.
O novo projeto foi apresentado no mesmo dia em que os vereadores Chico 2000 e Sargento Joelson retornaram à Câmara Municipal de Cuiabá. Os dois foram afastados do cargo em abril deste ano, sob suspeita de terem recebido propina dentro dos próprios gabinetes em troca da aprovação de projetos.
Caso seja aprovado em segunda votação, o projeto entra em vigor logo após a publicação, já que, no caso de emendas à Lei Orgânica, a competência é exclusiva da Câmara e não depende de sanção do prefeito.
Testemunhas disseram que a vítima estava trabalhando em uma aldeia indígena do outro lado do…
O funcionário da Concessionária Nova Rota do Oeste, José Carlos Inácio, 51, morreu em acidente…
Evendo faz parte do Programa Solo Seguro Favela, que mobiliza ações de regularização fundiária no…
Região da fronteira com a Bolívia está recebendo pacote de obras estruturantes A Região Oeste…
Assessoria - Neste sábado, dia 30 de maio, os colecionadores do álbum da Copa do…
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, fiscalizou nesta…