Categories: FeaturedMT

Seduc divulga resultado preliminar das inscrições para recursos de creches em 91 municípios

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) publicou, em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (1º.10), o resultado preliminar das inscrições para recebimento de recursos para conclusão de creches localizadas em 91 municípios de Mato Grosso.  Todas foram analisadas pelo Conselho Deliberativo do Fundo Estadual de Apoio à Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (FMTE).

Com R$ 60 milhões já liberados, o FMTE beneficia diretamente mais de 10 mil crianças que aguardam vagas na educação infantil. O objetivo do fundo é retomar obras paralisadas e construir novas unidades, por meio de transferência financeira na modalidade fundo a fundo aos municípios mato-grossenses.

Os municípios que desejarem apresentar recursos contra o resultado preliminar deverão enviá-los ao setor de Protocolo da Seduc, por e-mail (protocoloexterno@edu.mt.gov.br), informando obrigatoriamente o número do processo inicial no SIGADOC. O prazo vai de 1º a 8 de outubro de 2025, e a análise dos recursos será realizada entre 9 e 17 de outubro. O resultado final será publicado no Diário Oficial do Estado no dia 24 de outubro.

O repasse dos recursos ocorrerá em três parcelas: 30% após aprovação do plano de aplicação; 40% após confirmação da execução mínima de 15% da obra; e os 30% restantes após comprovação de execução de 40% do empreendimento.

Para projetos de até R$ 1 milhão, voltados à reforma, ampliação ou construção de creches ou espaços esportivos, a Seduc poderá optar pelo repasse de 100% do valor em parcela única, conforme disponibilidade orçamentária.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a retomada das obras é fundamental para atender à demanda urgente por vagas na educação infantil.

“Com esse modelo de transferência de recursos, é incentivada a autonomia dos municípios e a participação ativa das comunidades envolvidas na busca por soluções para os desafios da educação infantil”, afirmou.

O investimento é fruto de uma parceria entre Governo do Estado, Tribunal de Contas (TCE) e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), consolidando a política pública voltada à primeira infância após retificação do Plano Plurianual (PPA) para os anos de 2025, 2026 e 2027.

A lista completa dos municípios analisados está disponível no anexo da publicação no Diário Oficial.

 

O Noroeste

Recent Posts

Servidor é preso suspeito de participar de homicídio e mentir ao acusar detenta estuprada em delegacia pelo crime em MT

Conforme o Ministério Público, Rodrigo Nascimento Castro teria apontado como envolvida no homicídio uma mulher…

3 horas ago

Deputado cobra consenso de partidos aliados do governador no apoio ao nome de Pivetta I MT

Deputado estadual Ondanir Bortolini (Republicanos), o Nininho, em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (25), na…

3 horas ago

Justiça decreta prisão de servidor público acusado de integrar bando que matou jovem em MT

A 1ª Vara Criminal de Sorriso (a 420 km de Cuiabá) recebeu denúncia apresentada pela…

3 horas ago

VÍDEO: carreta desgovernada invade cemitério e destrói túmulos em MT

Veículo descarregava carga em silo próximo ao local, quando desengatou e avançou em direção ao…

3 horas ago

Homem de 40 anos tenta atravessar avenida com sinal fechado para pedestres e morre atropelado I MT

Um homem identificado como Oziel dos Santos Monge, de 40 anos, morreu na madrugada desta…

3 horas ago

Flávio Bolsonaro confirma Wellington Fagundes como pré-candidato ao governo de Mato Grosso

Já a oposição confirmou o nome da pré-candidata Natasha Slhessarenko (PSD) ao governo do estado.…

3 horas ago