Categories: Featured

Justiça de MT determina perícia sobre iPhone 12 sob suspeita de radiação; ação pede indenização de R$ 5 mil

O juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas de Cuiabá, determinou na quarta-feira (1º) uma perícia sobre o nível de radiação emitido pelo iPhone 12, que foi lançado em 2020. A ação ainda pede uma indenização de cinco mil reais por danos morais.

A reportagem entrou em contato com a Apple, empresa responsável pela fabricação dos celulares, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Na decisão, o juiz disse que não houve resposta conclusiva se a versão do software usado nos testes nacionais correspondeu ao que foi detectado na França, e tampouco se a atualização nesse sistema foi avaliado pelas autoridades brasileiras.

O juiz determinou, na perícia, que seja comprovada a real capacidade de o software influenciar ou alterar os níveis de emissão de radiação, entre outros pontos.

Em 2023, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou testes no iPhone 12, com organismos de certificação e laboratórios e organizando uma supervisão de mercado.

Contudo, a própria Anatel reconheceu que não foi possível confirmar se os testes realizados no Brasil foram efetuados com a mesma versão de software que motivou a suspensão das vendas do produto na França, tampouco se a atualização de software adotada para sanar as irregularidades detectadas naquele país foi considerada na inspeção nacional.

Diante disso, o Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) pediu mais testes porque entendeu que há lacunas técnicas que impedem uma conclusão segura sobre a equivalência entre os testes no Brasil e França. Portanto, a prova pericial se mostra necessária para assegurar a proteção dos direitos dos consumidores, segundo o MP-MT.

O Noroeste

Recent Posts

Prefeitura emite alerta após confirmação de novos casos de doença de Chagas em MT

A doença é transmitida principalmente pelo inseto conhecido como barbeiro, que pode contaminar alimentos ou…

16 horas ago

Cachorro ‘pede’ ajuda para socorrer pitbull cego que caiu em córrego de MT; vídeo

Animal foi encontrado dentro de um valetão do córrego. Por ser cego, o pitbull não…

16 horas ago

Mato Grosso alcança 3º lugar em transparência de obras públicas I MT

Estado obteve nota 81,8, classificação considerada “Ótima”, e superou a média nacional O Governo de…

16 horas ago

MPE aponta que Corpo de Bombeiros ampliou atendimento pré-hospitalar e reduziu espera

A reestruturação do serviço de atendimento pré-hospitalar em Mato Grosso, com a atuação integrada do…

16 horas ago

Desenvolve MT impulsiona expansão de academia com atendimento personalizado em Cuiabá

Após duas décadas de formação em Educação Física, o educador físico Anderson Arley Franco decidiu…

16 horas ago

Secel abre calendário 2026 dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses em Primavera do Leste

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abre o calendário 2026 dos…

16 horas ago