Categories: FeaturedTCE

Conselheiro reforça compromisso com sustentabilidade na abertura da Semana de Eficiência Energética

 presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, reforçou o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a eficiência no uso de recursos durante a abertura da Semana de Conscientização à Eficiência Energética, realizada nesta terça-feira (7), na Recepção do Edifício Marechal Rondon.

“Nós queremos e vamos zerar os nossos gastos com energia. Hoje, as placas solares que temos instaladas conseguem suprir cerca de 30% da nossa necessidade, mas nós podemos economizar muito mais ainda e vamos criar alternativas para isso”, afirmou o presidente.

Sérgio Ricardo também chamou a atenção para o alto nível de conscientização dos servidores do TCE-MT, destacando que a Semana de Eficiência Energética reforça o compromisso da instituição com a sustentabilidade. “Só falar não adianta. O importante é colocar a mão na massa e transformar em realidade o que a gente acredita.”

O evento, que segue até sexta-feira (10), também contempla a Semana Estadual de Conscientização à Eficiência Energética, instituída pela Lei nº 10.307/2015, de autoria do de Sérgio Ricardo enquanto deputado estadual.

Na ocasião, o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Alencar, pontuou que o servidor é crucial na construção de uma cultura sustentável. “Trabalhar com eficiência energética, promovendo uma mudança cultural para evitar o desperdício, é mais do que um dever. É uma missão nossa para garantir a vida no planeta.”

Alisson acrescentou que atitudes simples, como desligar luzes e aparelhos, economizar água e plantar árvores, contribuem diretamente para a conservação ambiental. “Somos nós, servidores, habitantes das cidades, que podemos com pequenos atos resolver problemas do nosso planeta para o futuro”, disse.

O TCE-MT foi o primeiro órgão público do Brasil a conquistar a certificação ISO 50001, pela implantação do Sistema de Gestão de Energia (SGE), que estabelece processos para melhoria contínua do desempenho energético. Para tanto, o sistema acompanha indicadores e procedimentos em diversas frentes.

“Monitoramos energia, água, combustível, as ordens de serviços da parte elétrica são emitidas, se os aparelhos adquiridos são sustentáveis e eficientes, tudo para ter a melhor classificação energética possível. A preocupação é que as empresas que nos fornecem também tenham essa premissa”, declarou a gerente do SGE, Débora Finazzi.

Ao longo de quatro dias a programação da Semana de Conscientização à Eficiência Energética do TCE-MT incluirá a exposição “Sustentabilidade na prática”, entrega de mudas, show humorístico com a dupla Nico e Lau e ações de conscientização nos setores, com visita das comadres Odilza e Guanira.

O Noroeste

Recent Posts

Suspeito de roubar mulher durante passeio com cachorro é preso escondido embaixo de carro em MT

Durante as buscas, policiais receberam a informação de que um homem sem camisa havia saído…

11 horas ago

Homem com 28 passagens criminais é preso pela PM após furtar estepe de carro na capital

Policiais militares do 10º Batalhão prenderam em flagrante um homem, de 41 anos, por furto…

12 horas ago

Governo de Mato Grosso reconhece escolas que se destacaram em projeto de cidadania e democracia

Programa Estudante Cidadão do Futuro envolveu 20 escolas, impactou mais de 3 mil alunos e…

12 horas ago

Vigia Mais MT auxilia na prisão de três foragido da Justiça por tráfico de drogas e perseguição

Com auxílio do programa Vigia Mais MT, três foragidos da Justiça foram capturados pelas forças…

12 horas ago

Filha homenageia mãe que morreu após cair de escada de avião: ‘Eu sempre vou te amar’

Maria da Glória Pereira da Silva Fávaro, de 72 anos, chegou a ser socorrida por…

12 horas ago

Mãe de médica de MT morre após cair de escada de avião ao seguir a Cuiabá I MT

A aposentada Maria da Glória Pereira da Silva Fávaro, 72, morreu no domingo (31) após…

12 horas ago