Categories: Featured

Paula Calil denuncia sofrer violência política dentro da Câmara: “tentam me intimidar e me calar”

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), afirmou nesta quinta-feira (9) que tem sido alvo recorrente de ataques que, segundo ela, configuram violência política de gênero. A parlamentar relatou que parte dos vereadores tem adotado uma postura de desrespeito e provocação durante as sessões, com o objetivo de enfraquecer sua atuação à frente da Casa.

“Isso é violência política de gênero, e está acontecendo de forma repetida. Tentam me intimidar e me calar por ser mulher e ocupar um cargo de liderança. Mas não vou recuar. Há um limite para tudo, e esse limite está sendo ultrapassado”, declarou a vereadora, demonstrando indignação com a situação.

Paula destacou que, apesar das constantes tentativas de desestabilizá-la, tem se esforçado para manter o equilíbrio e a firmeza exigidos pela função. Ela pontuou que as mulheres ainda enfrentam julgamentos diferentes quando ocupam posições de poder. “Quando um homem fala alto, é firme. Quando uma mulher reage, é chamada de histérica. Essa diferença de tratamento mostra o quanto ainda precisamos evoluir na política”, criticou.

Mesmo com o compromisso anunciado no início da legislatura de mudar a imagem da Câmara, que já foi apelidada de “Casa dos Horrores”, o ambiente continua marcado por confrontos e disputas verbais — agora, atingindo até a presidência.

A vereadora afirmou ainda que tem seguido rigorosamente o regimento interno, mas que alguns colegas se aproveitam do espaço de fala para criar tumulto e dificultar o andamento das sessões. “Não é falta de conhecimento, é falta de compromisso com o Legislativo e com a sociedade cuiabana”, observou.

Paula Calil adiantou que estuda adotar medidas institucionais para conter os episódios de desrespeito. Segundo ela, a condução dos trabalhos exige seriedade, disciplina e respeito mútuo, especialmente à figura feminina que hoje representa o comando do Parlamento municipal.

O Noroeste

Recent Posts

MPF aciona a Justiça para suspender aumento de etanol na gasolina até comprovação da segurança técnica da mistura – O Mato Grosso

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação civil pública, com pedido de liminar,…

9 horas ago

Michelly Alencar homenageia campeão cuiabano da Expoagro durante Tribuna Livre da Câmara

A vereadora Michelly Alencar homenageou, durante a Tribuna Livre da sessão ordinária desta quinta-feira (23),…

10 horas ago

Ilde Taques pede inclusão de intérpretes de Libras como cargos efetivos no concurso da Câmara de Cuiabá

O vereador Ilde Taques (Podemos) solicitou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23), à presidente…

10 horas ago

Saiba quem são os novos desembargadores eleitos para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Os juízes Agamenon Alcântara Moreno Júnior e Antônio Horácio foram escolhidos pelo Pleno para ocupar…

10 horas ago

TCE amplia diálogo sobre Reforma Tributária com setor produtivo do turismo em MT

O presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade Fiscal e Desenvolvimento (Copsfid) do Tribunal de Contas…

10 horas ago

Pivetta nega condicionamento em investimentos no DAE por apoio de Flávia Moretti I MT

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou que a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL),…

10 horas ago