Categories: Politica MT

“Agora somos donos da terra”, diz morador contemplado com o título definitivo após espera de mais de 40 anos

Foram beneficiadas 354 famílias, sendo 50 da área rural e 304 da zona urbana

O Governo de Mato Grosso entregou, nesta segunda-feira (20), 354 títulos definitivos a moradores do distrito Colorado do Norte, no município de Nova Canaã do Norte. A ação beneficia 50 famílias da área rural e 304 da zona urbana, garantindo segurança jurídica e reconhecimento da propriedade a quem aguardava há anos pela regularização.

O evento contou com a presença de autoridades locais, estaduais e representantes do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), responsável pela emissão das escrituras. Com os títulos definitivos, os beneficiados passam a ter a posse legal de seus imóveis, podendo acessar linhas de crédito, investir em melhorias e ampliar suas atividades produtivas.

O governador Mauro Mendes enfatizou a importância do momento, destacando a satisfação em realizar essa grande entrega e em ver famílias que vivem há mais de 40 anos na região finalmente recebendo seus títulos.. “Isso é fruto de um trabalho sério. É isso que eu desejo profundamente, que Mato Grosso continue a viver esse ciclo de prosperidade. Tínhamos esse dever, para nós foi muito simbólico o que aconteceu”, enfatizou Mendes.

Com a ação desta segunda-feira, historicamente foram entregues 1.042 títulos à população de Nova Canaã do Norte. Parte dos moradores do distrito do Colorado do Norte foram contemplados com a gratuidade das escrituras, quando estes preenchem os requisitos sociais.

O morador Adão Tancredo Neves, um dos beneficiados com a ação, celebrou a entrega e não conteve a felicidade ao receber o documento definitivo. “Fico feliz em receber, né. Agora somos donos da terra, agradeço ao governador e a toda equipe do Intermat que trabalhou justamente em prol da nossa estrutura”, declarou.

A entrega faz parte do programa estadual de regularização fundiária, que busca garantir o direito à terra e promover o desenvolvimento urbano e rural em todas as regiões de Mato Grosso.

Com a regularização, as famílias do distrito Colorado do Norte agora têm a tranquilidade de possuir o título definitivo de suas propriedades, um marco histórico para a comunidade e um passo importante para o fortalecimento da economia local.

O Noroeste

Recent Posts

VÍDEO: menino de 5 anos corre antes de ser levado por casal em Cuiabá; polícia investiga suposto sequestro

Conforme a polícia, a mulher que aparece nas imagens é a mãe biológica do menino.…

15 horas ago

Adolescente de 15 anos desaparece após embarcar em carro de aplicativo em Cuiabá

Maria Clara de Araújo Oliveira foi vista pela última vez na noite desta sexta-feira (28),…

15 horas ago

Unimed cancela plano de gestante de 17 semanas e acaba condenada a pagar R$ 10 mil

A Unimed Cuiabá foi condenada a pagar R$ 10 mil por danos morais a uma…

15 horas ago

Politec procura família de trabalhador encontrado morto em rio na região de garimpo em MT

Carlos César Vieira dos Santos, de 47 anos, era natural de Teresina (PI) e trabalhava…

16 horas ago

Programa de renegociação de dívidas termina nesta segunda-feira – O Mato Grosso

Prorrogado no início de agosto, o Novo Desenrola Brasil, programa do governo federal voltado à…

20 horas ago

Lei do vereador Rafael Ranalli é sancionada pelo prefeito Abílio e reforça combate à violência contra idosos em Cuiabá

O prefeito Abílio Brunini (PL) sancionou a Lei nº 7.634/2026, de autoria do vereador Rafael…

20 horas ago