Categories: Featured

Prefeito orienta população a manter distância dos animais no Parque das Águas

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, fez um apelo nesta terça-feira (21) para que os frequentadores do Parque das Águas respeitem o espaço do jacaré e dos outros animais que vivem no local, e evitem se aproximar dos animais, sejam eles capivaras, patos ou jacarés. A declaração foi dada durante entrevista na Câmara Municipal, após novos registros de visitantes se aproximando demais para tirar fotos com o réptil.

Abilio reforçou que os animais vivem naturalmente no parque, não foram introduzidos pela prefeitura e faz parte do ecossistema local. Um dos casos que chamou atenção nos últimos dias é sobre algumas pessoas tentarem pegar o jacaré pelo rabo para tirar foto ou gravar vídeos. Segundo ele, o animal nunca apresentou comportamento agressivo nem ofereceu risco aos frequentadores, desde que mantida a distância segura.

“O Celso (nome dado ao jacaré morador do local) está no habitat natural dele, vivendo em paz. O que precisamos é que as pessoas deixem o jacaré em paz também. É um animal silvestre, não é um mascote nem atração de zoológico. O parque é a casa dele, e cabe a nós respeitar isso”, alertou o prefeito.

O gestor destacou que a prefeitura está elaborando um protocolo de segurança com orientações para visitantes e que a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) já iniciou a instalação de placas de sinalização alertando sobre a presença de animais silvestres. O objetivo é evitar qualquer tipo de incidente e promover a convivência segura entre a população e a fauna que habita a área.

O Noroeste

Recent Posts

Governador cumpre agenda em Querência com entrega de casas populares e inauguração de escola nesta quarta-feira (3)

Otaviano Pivetta também abre a Colheita Nacional do Milho de 2026 O governador Otaviano Pivetta…

6 horas ago

Caminhão com alimentos que seriam distribuídos por facção criminosa é apreendido em MT

Segundo a polícia, a carga seria distribuída em cidades da região. Um caminhão carregado com…

7 horas ago

Wilson Santos projeto para barrar esgoto e lixo nos rios e cursos d´água

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou por unanimidade,…

7 horas ago

Gaeco investiga servidores que usavam estrutura de prefeitura para promover facção criminosa em MT

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Sinop, a 451 km…

7 horas ago

EUA criticam Pix e apontam prejuízo a empresas de pagamento, entenda – O Mato Grosso

O governo dos Estados Unidos elevou o tom contra o Pix ao afirmar que o…

7 horas ago

Base de dados da Saúde de MT é alvo de ataque cibernético; informações foram recuperadas

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) esclarece que o incidente cibernético…

7 horas ago