Categories: Featured

TJ suspende condenação de ex-auditor do TCE condenado por cobrar propina

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) decidiu suspender a condenação do ex-auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Hermes Dall’Agnol, com base na nova Lei de Improbidade Administrativa.

O ex-servidor havia sido punido por cobrar propina de R$ 80 mil para favorecer a aprovação de contas da Câmara Municipal de Jaciara, em 2012.

A decisão foi tomada pela Turma de Câmaras Cíveis Reunidas de Direito Público e Coletivo e publicada nesta quinta-feira (23).

O colegiado considerou que a nova lei, que restringe as punições aplicáveis a agentes públicos, deve ser aplicada de forma retroativa por beneficiar o réu.

Dall’Agnol foi condenado  à perda da função pública e à suspensão dos direitos políticos por cinco anos.

A defesa entrou com ação rescisória, alegando que, conforme a nova legislação essas sanções não se aplicam mais ao caso, restando apenas multa e proibição de contratar com o poder público.

A relatora, desembargadora Maria Aparecida Ferreira Fago, concordou com o argumento.

Ela destacou que, como o trânsito em julgado ocorreu apenas em 2023, as regras mais benéficas da nova lei devem ser aplicadas, e que não houve enriquecimento ilícito que justificasse punições mais severas. “A suspensão dos direitos políticos é uma das sanções mais graves e pode gerar danos de difícil reparação, mesmo após eventual revisão da sentença”, afirmou Fago.

O Noroeste

Recent Posts

Devido às altas temperaturas, desfile de 7 de Setembro será realizado à noite em Cuiabá

Entre domingo (30) e quinta-feira (3), as temperaturas máximas devem variar de 36°C a 43°C.…

19 horas ago

Motorista morre após carreta carregada de milho tombar de ponte e cair em rio em MT

Veículo caiu da ponte sobre o Rio Mira-sol, em Gaúcha do Norte, e ficou com…

19 horas ago

Motorista de carro de luxo bate em duas motos e mata motociclista após ser expulso de balada em Cuiabá

Motorista fugiu a pé após a batida; A esposa do suspeito informou aos policiais que…

19 horas ago

‘Não ganhei tudo dos meus pais’: homem é agredido após discussão em grupo de faculdade em MT

Vítima de 34 anos foi atacada com socos e chutes em frente de casa; suspeitos…

19 horas ago

VÍDEO: menino de 5 anos corre antes de ser levado por casal em Cuiabá; polícia investiga suposto sequestro

Conforme a polícia, a mulher que aparece nas imagens é a mãe biológica do menino.…

2 dias ago

Adolescente de 15 anos desaparece após embarcar em carro de aplicativo em Cuiabá

Maria Clara de Araújo Oliveira foi vista pela última vez na noite desta sexta-feira (28),…

2 dias ago