Categories: ALMT

Programa Cuca Legal para promoção da saúde mental de jovens e adolescentes é aprovado

Foi aprovado em segunda votação pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na quarta-feira (29) o Projeto de Lei 97/2023, de autoria do deputado Thiago Silva (MDB), que institui o Programa de Promoção do Direito ao Acesso à Saúde Mental pelos Jovens e Adolescentes, denominado Cuca Legal.

“O ‘Cuca Legal’ tem como objetivo central ampliar a conscientização sobre saúde mental, capacitar a comunidade para identificar sinais de desequilíbrio mental e garantir o direito ao acompanhamento e à prevenção de quadros de sofrimento ou transtornos psíquicos que possam conduzir ao suicídio. O nosso mandato tem o compromisso em garantir recursos do Estado para implementar o projeto e garantir melhorias para a nossa juventude”, disse o deputado.

De acordo com o projeto, o programa  deverá ser desenvolvido pelo governo do estado com atuação prioritária em escolas, cursos técnicos e universidades, bem como em serviços de acolhimento institucional. O programa também prevê a extensão das ações para outros locais de estudo, trabalho, moradia e socialização dos jovens.

O “Cuca Legal” contará com um conjunto de ações estratégicas, incluindo a realização de palestras, rodas de conversa e eventos com especialistas para discutir o tema abertamente, divulgação ampla do Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio de cartazes e materiais informativos, destacando o número 188 e informação sobre os serviços de atendimento psicológico e psiquiátrico disponíveis na rede pública de saúde do estado. Além disso, o Estado deverá criar centros de atendimento para diagnóstico primário e orientação de tratamento, em articulação com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e monitoramento de grupos em situação de vulnerabilidade para o desenvolvimento de ações interdisciplinares de promoção da saúde mental.

O projeto estabelece que o programa deve ser estruturado de forma constante ao longo de todo o ano, evitando que as ações se restrinjam apenas ao período do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio. “Neste ano realizamos o projeto Valorize a Vida nas escolas, que tratou da saúde mental de estudantes e servidores no mês de setembro, e agora com o projeto ‘Cuca Legal’, queremos ampliar esta ação providencial para mais meses do ano”, disse Thiago.

Além disso, o “Cuca Legal” deve desenvolver ações que considerem as especificidades da população e as pressões específicas sofridas por jovens e adolescentes nos ambientes de trabalho e estudo, sendo vedada qualquer tipo de discriminação. A sanção do “Cuca Legal” deverá reforçar o compromisso do estado de Mato Grosso em enfrentar um tema de extrema relevância para a saúde pública, criando um canal institucionalizado de apoio, acolhimento e esperança para as novas gerações.

O projeto segue agora para a sanção ou não do governo do estado.

O Noroeste

Recent Posts

TCE-MT e Chapada dos Guimarães firmam parceria para projeto-piloto contra a doença

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e a Prefeitura de Chapada dos Guimarães…

3 horas ago

Justiça manda corrigir irregularidades em 7 presídios de MT sob multa de até R$ 100 mil por dia

Entre os relatos estão: racionamento crônico de água, denúncias de revistas vexatórias, falhas na assistência…

3 horas ago

Polícia Civil e Funai derrubam esquema de extração ilegal de madeira em Terra Indígena

A Polícia Civil de Mato Grosso e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) desencadearam,…

3 horas ago

Governador: Pivetta tem experiência, capacidade e conhece a máquina pública I MT

O governador Mauro Mendes (União Brasil) reforçou, hoje (24), o apoio ao vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) como nome para…

3 horas ago

“Parceria do Governo de MT representa um novo momento para Juína”, afirma prefeito

O prefeito de Juína, Paulo Veronese, afirmou que a parceria com o Governo de Mato…

3 horas ago

Homem tenta matar a esposa no viaduto da Beira Rio, em Cuiabá, e acaba preso pela PM

O programa Vigia Mais MT auxiliou as forças de segurança na prisão de um morador…

3 horas ago