Categories: Featured

Feto levado a hospital em mochila morreu na barriga da mãe há dias em Cuiabá, diz polícia

Um feto levado dentro de uma mochila por um casal no Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá no domingo (2) teria morrido há dias na barriga da mãe. Essa é a principal hipótese da investigação preliminar divulgada nesta segunda-feira (3) pela Polícia Civil.

A suspeita de aborto provocado foi descartada por falta de evidências. A circunstância do que provocou a morte ainda é investigada.

A polícia chegou a essa conclusão preliminar após as primeiras informações do Instituto Médico Legal, que apontam para o caso de óbito intrauterino que ocorreu há vários dias.

Esses casos são definidos pelo Ministério da Saúde quando o feto morre antes da expulsão ou da extração completa do corpo materno, independentemente da duração da gravidez. O que indica essa morte dentro da barriga da mãe é a falta de respiração do feto, de batimentos do coração, pulsações do cordão umbilical ou movimentos dos músculos de contração voluntária.

O delegado responsável pelo caso Michael Paes disse que qualquer conclusão é preliminar e que a investigação ainda aguarda o final dos exames periciais.

No caso de um óbito fetal, o Ministério da Saúde recomenda que a investigação siga os critérios estabelecidos pelos responsáveis pela vigilância de óbitos no município, seguindo essas etapas:

  • 1. Cópia da Declaração de Óbito (DO);
  • 2. Fichas de Investigação do Óbito Fetal – Serviço de saúde: ambulatorial e hospitalar;
  • 3. Ficha de coleta de dados de Laudo de Necropsia, quando realizado este procedimento;
  • 4. Ficha de Investigação do Óbito Fetal – Entrevista domiciliar;
  • 5. Ficha de Investigação do Óbito Infantil e Fetal – Sumário, Conclusões e Recomendações;
  • 6. Relatório Municipal de Investigação do Óbito Infantil e Fetal.

O caso

Segundo o boletim de ocorrência, a paciente afirmou não saber que estava grávida e não soube explicar as circunstâncias do ocorrido.

No local, a médica responsável pelo atendimento, informou aos policiais que o parto teria acontecido por volta das 17h, mas o casal só procurou o hospital cerca de quatro horas depois, indo até o local por conta própria.

A paciente contou que o parto começou com a saída das pernas e do corpo do feto, sendo possível observar fraturas aparentes nos membros inferiores e superiores. Em seguida, segundo o relato, a cabeça teria se desprendido do corpo.

O Noroeste

Recent Posts

Requerida por Max, câmara temática vai reconhecer atuação de professores da educação infantil

CST discutirá, em 180 dias, a integração entre cuidado e educação e novos encaminhamentos A…

3 minutos ago

Jayme Campos critica modelo de pedágio que pune produtores e encarece alimentos no país I MT

Durante reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado, o senador Jayme Campos (União-MT) fez um…

7 minutos ago

Filho de vereadora sofre traumatismo após acidente de carro e motorista é preso I MT

O estudante de Medicina Kelvin Figueiredo Sousa Silva, de 23 anos, está internado em estado…

9 minutos ago

PSDB anuncia novas filiações e projeta eleger ao menos tres deputados estaduais I MT

Em solenidade no seu gabinete, na Assembleia Legislativa, o presidente do PSDB de Mato Grosso,…

10 minutos ago

“Ações do Governo de MT fortalecem a economia e atendem diretamente a população”, afirma prefeito

O prefeito de Brasnorte, Edelo Marcelo Ferrari, destacou, nesta terça-feira (24) que a parceria com…

12 minutos ago

Mulher condenada por matar 2 namorados é presa após dar à luz em hospital de MT

Ela havia sido condenada por matar dois namorados, entre 2019 e 2024, e era procurada…

13 minutos ago