Categories: Featured

Feto levado a hospital em mochila morreu na barriga da mãe há dias em Cuiabá, diz polícia

Um feto levado dentro de uma mochila por um casal no Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá no domingo (2) teria morrido há dias na barriga da mãe. Essa é a principal hipótese da investigação preliminar divulgada nesta segunda-feira (3) pela Polícia Civil.

A suspeita de aborto provocado foi descartada por falta de evidências. A circunstância do que provocou a morte ainda é investigada.

A polícia chegou a essa conclusão preliminar após as primeiras informações do Instituto Médico Legal, que apontam para o caso de óbito intrauterino que ocorreu há vários dias.

Esses casos são definidos pelo Ministério da Saúde quando o feto morre antes da expulsão ou da extração completa do corpo materno, independentemente da duração da gravidez. O que indica essa morte dentro da barriga da mãe é a falta de respiração do feto, de batimentos do coração, pulsações do cordão umbilical ou movimentos dos músculos de contração voluntária.

O delegado responsável pelo caso Michael Paes disse que qualquer conclusão é preliminar e que a investigação ainda aguarda o final dos exames periciais.

No caso de um óbito fetal, o Ministério da Saúde recomenda que a investigação siga os critérios estabelecidos pelos responsáveis pela vigilância de óbitos no município, seguindo essas etapas:

  • 1. Cópia da Declaração de Óbito (DO);
  • 2. Fichas de Investigação do Óbito Fetal – Serviço de saúde: ambulatorial e hospitalar;
  • 3. Ficha de coleta de dados de Laudo de Necropsia, quando realizado este procedimento;
  • 4. Ficha de Investigação do Óbito Fetal – Entrevista domiciliar;
  • 5. Ficha de Investigação do Óbito Infantil e Fetal – Sumário, Conclusões e Recomendações;
  • 6. Relatório Municipal de Investigação do Óbito Infantil e Fetal.

O caso

Segundo o boletim de ocorrência, a paciente afirmou não saber que estava grávida e não soube explicar as circunstâncias do ocorrido.

No local, a médica responsável pelo atendimento, informou aos policiais que o parto teria acontecido por volta das 17h, mas o casal só procurou o hospital cerca de quatro horas depois, indo até o local por conta própria.

A paciente contou que o parto começou com a saída das pernas e do corpo do feto, sendo possível observar fraturas aparentes nos membros inferiores e superiores. Em seguida, segundo o relato, a cabeça teria se desprendido do corpo.

O Noroeste

Recent Posts

Homem atropela mulher, foge e tira a própria vida após envolver em outro acidente em MT

Um homem identificado como Jovenilio Rodrigues da Silva, de 58 anos, morreu na noite desta…

4 horas ago

Jornalista Neila Gonçalves morre após cirurgia de emergência em Cuiabá

Profissional atuou na TV Centro América, TV Vila Real e em assessorias de imprensa em…

4 horas ago

Idoso é preso após ser flagrado masturbando em frente de escola em MT; veja vídeo

Denúncia apontava que um homem vestindo boné azul e camisa branca estava observando a saída…

4 horas ago

Max Russi destina emenda e garante a entrega de motocicletas para ACS e ACE em Cocalinho

Emenda de R$ 300 mil viabilizou a compra do primeiro lote de veículos; recurso já…

4 horas ago

Carinho e reconhecimento marcam aniversário de Virginia Mendes, que recebeu milhares de mensagens de felicitações

A ex-primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, recebeu milhares de mensagens de carinho e felicitações…

4 horas ago

Governo de MT concede imóvel à associação sem fins lucrativos que atende pessoas com deficiência e idosos

Além da concessão por 10 anos, a Seplag dará início ao processo de doação do…

4 horas ago