Categories: FeaturedSAÚDE

Unimed Cuiabá capacita colaboradores para garantir mais qualidade e segurança no atendimento

Assessoria – A Unimed Cuiabá promoveu, nessa quarta-feira (29/10), o curso Governança Clínica para a Entrega de Valor em Saúde, voltado aos colaboradores da cooperativa. A capacitação tem como objetivo fortalecer a cultura organizacional, aprimorar processos e desenvolver competências que resultem em um atendimento cada vez mais qualificado aos clientes.

De acordo com o diretor Administrativo-Financeiro da Unimed Cuiabá, Júnior Ratto, a governança clínica é um conjunto de práticas e processos essenciais para elevar a cooperativa a um novo patamar de excelência.

“A governança clínica garante maior qualidade na assistência prestada e segurança aos usuários, além de promover sustentabilidade por meio do uso eficiente dos recursos. É fundamental que todos os colaboradores compreendam a importância do projeto, pois uma nova cultura só se consolida quando todos entendem o propósito das mudanças e participam de forma consciente”, destacou Ratto.

O diretor reforçou ainda que a governança clínica é um projeto de longo prazo, que deve evoluir ao longo de várias gestões.
“Inicialmente, buscamos otimizar os processos de auditoria hospitalar. Com o tempo, avançaremos para um modelo assistencial focado em valor ao usuário e em remuneração baseada em métricas de excelência, o que trará mais qualidade, segurança e transparência ao serviço prestado”, completou.

A coordenadora da Auditoria de Enfermagem da Unimed Cuiabá e responsável pelo desenvolvimento e treinamento dos colaboradores, Débora Campos, explicou que o curso também contribui para o fortalecimento da cultura de cuidado dentro da cooperativa.

“A governança clínica é essencial para que todos compreendam o papel de cada um na busca pela qualidade e pela segurança do paciente. Quando atuamos de forma consciente, evitamos desperdícios, otimizamos recursos e garantimos melhor atendimento e resultados ao cliente. A segurança do paciente sempre vem em primeiro lugar”, ressaltou.

Com carga horária de 28 horas na modalidade EAD, o curso é ofertado em uma plataforma exclusiva e, nesta primeira etapa, contempla colaboradores que ocupam cargos de liderança — multiplicadores dessa nova cultura dentro da Unimed Cuiabá. A capacitação teve início no dia 29 de outubro e segue até 3 de dezembro deste ano.

O curso integra o Projeto DRG (Diagnosis Related Groups – Grupos de Diagnósticos Relacionados), metodologia que busca aprimorar a qualidade assistencial e a eficiência no uso dos recursos. Segundo a gerente Érika de Paula Ferreira, a aplicação dessa metodologia nos hospitais permite um olhar mais atento à jornada do paciente.

“O DRG nos ajuda a avaliar se a indicação de internação está adequada e se o atendimento foi realizado de forma correta. Ao colocar o paciente no centro do cuidado, garantimos uma assistência de maior qualidade, além de reduzir custos e entregar mais valor. Quando todos os colaboradores compreendem essa metodologia, a cultura organizacional se transforma”, explicou.

O Noroeste

Recent Posts

Vítimas de violência doméstica em MT podem pedir medidas protetivas sem sair de casa

Mulheres em situação de violência podem solicitar proteção de forma rápida e segura, sem necessidade…

35 minutos ago

Suspeitos de mortes de baianos na PB fugiram com documentos falsos e iriam para a Bolívia

Prisão de um adulto e de um adolescente suspeitos de participação no crime aconteceu na…

1 hora ago

Hospital Central já realizou mais de 17 mil atendimentos e avança para operação plena

Unidade estadual já contabiliza atendimento a pacientes de 73 municípios de Mato Grosso, mais de…

1 hora ago

Governador vistoria obras do Hospital Regional de Confresa I MT

Unidade está com 60% de execução e vai atender 14 municípios da região Norte do…

1 hora ago

Cacique Raoni recebe alta após internação em hospital de MT

O líder indígena havia cancelado compromissos oficiais após apresentar fortes dores abdominais. O cacique Raoni…

1 hora ago

Suspeito de assassinar lutador de MMA é preso em MT

Suspeito disse à polícia que o assassinato teria sido motivado por um suposto assédio cometido…

1 hora ago