Categories: Featured

Operação mira esquema suspeito de fraudar concorrência entre empresas em ações de saúde em MT

Um esquema suspeito de direcionar contratações e simular concorrência entre empresas em processos judiciais que envolvem o custeio de procedimentos médicos pagos com recursos públicos foi alvo da Polícia Civil, nesta terça-feira (4), em Cuiabá.

As investigações começaram após o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Saúde Pública (Cejusc) identificar valores acima do mercado em orçamentos apresentados em processos judiciais nos quais o estado era obrigado a custear tratamentos médicos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a polícia, o grupo investigado teria criado diversas empresas controladas pelo mesmo núcleo de pessoas, com o objetivo de apresentar orçamentos falsamente concorrentes ao Poder Judiciário.

Na prática, as empresas simulavam uma competição de preços, mas eram administradas pelos mesmos responsáveis. Assim, os valores superfaturados acabavam sendo aprovados judicialmente, e o pagamento era feito por meio de alvarás judiciais.

As investigações apontam que a prática se repetiu em diferentes comarcas do estado, resultando no desvio de recursos públicos destinados à saúde.

Nesta terça-feira, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em sedes de empresas e endereços de investigados, além do bloqueio de bens, veículos e valores ligados aos suspeitos.

Os investigados também estão proibidos de manter contato entre si e com servidores públicos, incluindo membros da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Poder Judiciário. Eles não podem sair da cidade sem autorização judicial e devem entregar seus passaportes à Justiça.

As investigações apontam que a prática se repetiu em diferentes comarcas do estado, resultando no desvio de recursos públicos destinados à saúde. — Foto: Reprodução

O Noroeste

Recent Posts

Idoso de 80 anos é resgatado de helicóptero após se ferir em fazenda em MT

Com suspeita de fratura no fêmur, paciente foi transportado pelo Ciopaer de Cáceres até Cuiabá…

8 horas ago

Pai é condenado a 40 anos de cadeia por estuprar filhas e teve filhos com uma delas em Cuiabá

A Justiça de Mato Grosso condenou dois réus pelos crimes de estupro de vulnerável praticados…

8 horas ago

Foragido investigado por dois homicídios e duas tentativas de assassinato é encontrado debaixo da cama e preso em MT

Robson da Silva Cruz, procurado pela Justiça, é suspeito de participação em quatro crimes registrados…

8 horas ago

Duas pessoas morrem em acidente com carro de polícia, caminhão de lixo e outros dois veículos em MT; vídeos

Colisão atingiu viatura da Polícia Militar, deixou dois feridos e provocou incêndio; rodovia foi totalmente…

8 horas ago

Fecomércio promove painel sobre impactos da Reforma Tributária no turismo – O Mato Grosso

Para entender como a maior reforma fiscal do país deve impactar toda a cadeia produtiva…

8 horas ago

Motorista evita acidente após ônibus perder o freio na Serra de São Vicente de MT

O motorista só percebeu que o veículo estava com falhas no freio durante a descida…

16 horas ago