Categories: Politica MT

Toffoli suspende trecho da Constituição de MT que garantia emendas de bancada da AL I MT

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão de um dispositivo da Constituição de Mato Grosso que obrigava o pagamento de emendas de bancada e de bloco parlamentar aos deputados estaduais.

A decisão liminar foi publicada nesta segunda-feira (3) e atende a um pedido do governador Mauro Mendes (União).O trecho suspenso é o parágrafo 16-B do artigo 164 da Constituição estadual, incluído pela Emenda nº 102/2021. Segundo Toffoli, a norma estadual reproduziu indevidamente regras federais sobre orçamento impositivo, aplicáveis apenas ao Congresso Nacional, e acabou por comprometer o equilíbrio entre os poderes no âmbito estadual.

Na ação, Mauro Mendes alegou que a Constituição Federal não prevê emendas impositivas de bancada em assembleias legislativas nem em câmaras municipais. Para ele, o dispositivo obrigava o Executivo a destinar até 0,2% da receita corrente líquida do Estado às emendas, o que afetaria o planejamento orçamentário e a autonomia financeira do governo.

O ministro concordou com a argumentação, afirmando que a criação de “bancadas” dentro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso não encontra respaldo no modelo federativo brasileiro, já que o legislativo estadual é unicameral e não tem a mesma estrutura de representação partidária existente no Congresso.

Ao conceder a liminar, Toffoli ressaltou que a destinação obrigatória de recursos a emendas parlamentares impositivas pode gerar prejuízos à execução das políticas públicas planejadas pelo Executivo. “A alocação desse percentual em programações oriundas de emendas impositivas impedirá que o valor correspondente a esse montante seja destinado a programações decorrentes do planejamento orçamentário realizado pelo Poder Executivo”, afirmou o ministro.

Com a decisão, o trecho que previa o repasse de até 0,2% da receita líquida estadual para emendas de bancada fica suspenso até o julgamento definitivo do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade pelo plenário do STF.

O Noroeste

Recent Posts

Idoso de 80 anos é resgatado de helicóptero após se ferir em fazenda em MT

Com suspeita de fratura no fêmur, paciente foi transportado pelo Ciopaer de Cáceres até Cuiabá…

5 horas ago

Pai é condenado a 40 anos de cadeia por estuprar filhas e teve filhos com uma delas em Cuiabá

A Justiça de Mato Grosso condenou dois réus pelos crimes de estupro de vulnerável praticados…

6 horas ago

Foragido investigado por dois homicídios e duas tentativas de assassinato é encontrado debaixo da cama e preso em MT

Robson da Silva Cruz, procurado pela Justiça, é suspeito de participação em quatro crimes registrados…

6 horas ago

Duas pessoas morrem em acidente com carro de polícia, caminhão de lixo e outros dois veículos em MT; vídeos

Colisão atingiu viatura da Polícia Militar, deixou dois feridos e provocou incêndio; rodovia foi totalmente…

6 horas ago

Fecomércio promove painel sobre impactos da Reforma Tributária no turismo – O Mato Grosso

Para entender como a maior reforma fiscal do país deve impactar toda a cadeia produtiva…

6 horas ago

Motorista evita acidente após ônibus perder o freio na Serra de São Vicente de MT

O motorista só percebeu que o veículo estava com falhas no freio durante a descida…

14 horas ago