Um contador foi preso durante o cumprimento da Operação Domínio Fantasma, que investiga um esquema de fraudes eletrônicas, criação de empresas falsas para lavagem de dinheiro e aplicação de golpes, em Cuiabá e Sorriso, nesta terça-feira (11).
A investigação apontou que o contador criava centenas de CNPJs para aplicar golpes de e-commerce em todo o país. A polícia identificou 310 empresas abertas pelo investigado entre os anos de 2020 e 2024, das quais 182 já estavam baixadas ou suspensas.
Além do mandado de prisão, foram cumpridos:
As investigações começaram após um alerta da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), que identificou a criação massiva de empresas por um único contador, a maioria delas cadastrada em um mesmo endereço em Cuiabá.
No local, funcionava uma sala comercial sem qualquer identificação, usada como sede de empresas que existiam apenas no papel.
O contador deve responder pelos crimes de associação criminosa, fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e crime contra as relações de consumo.
Conforme a investigação, o suspeito criava CNPJs em nome de “laranjas”, geralmente jovens de baixa renda e residentes fora de Mato Grosso, para dar aparência de legalidade às empresas.
Esses CNPJs eram usados para registrar sites falsos de comércio eletrônico, em diferentes segmentos, como brinquedos, roupas e cosméticos. Os sites eram impulsionados por anúncios pagos nas plataformas digitais para alcançar mais vítimas.
Em um dos casos, o grupo clonou o site de uma marca famosa de cosméticos para enganar consumidores.
As vítimas, localizadas em diversos estados do país, faziam compras, realizavam o pagamento por Pix ou cartão, mas nunca recebiam os produtos. Os sites acumulavam diversas reclamações no portal “Reclame Aqui”.
Prorrogado no início de agosto, o Novo Desenrola Brasil, programa do governo federal voltado à…
O prefeito Abílio Brunini (PL) sancionou a Lei nº 7.634/2026, de autoria do vereador Rafael…
Militares encontraram o animal dentro da piscina, sem conseguir sair. Um boi foi resgatado pelo…
Os candidatos ao governo Dra. Natasha, Otaviano Pivetta e Wellington Fagundes estrearam programas eleitorais nesta…
O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), com apoio da Força Tática de…
O candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL), participou na noite deste sábado…