A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), a Operação Mykyara II, nas cidades de Brasnorte e Juína, em Mato Grosso, com o objetivo de dar continuidade às ações de combate ao desmatamento no interior do território indígena Myky.
Esta fase é um desdobramento da operação realizada em agosto deste ano. Cerca de 55 policiais federais foram mobilizados para cumprir nove mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo das Garantias da Subseção Judiciária de Juína/MT.
As investigações indicaram, com base em análises de imagens de satélite, que somente em 2024 a exploração ilícita resultou no desmatamento por corte seletivo de 1.142,88 hectares. O inquérito também apura grave ocorrência envolvendo madeireiros que teriam ameaçado a integridade física e a vida de mulheres indígenas que se opuseram à atividade criminosa.
Na primeira fase da operação, foram identificados os responsáveis pela extração ilegal e pela receptação da madeira. Constatou-se ainda que os investigados praticaram diversos crimes contra a fauna silvestre, incluindo a caça reiterada de espécies como onça-pintada, anta e queixada.
A Operação Mykyara II reafirma o compromisso da Polícia Federal com a proteção do meio ambiente, a defesa dos povos originários e o enfrentamento aos crimes contra a fauna e a flora, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e para o respeito aos direitos das comunidades indígenas.
Feira de negócios vai reunir empreendedores selecionados de diferentes regiões de Mato Grosso. A etapa…
Um jovem identificado como Kaio de Almeida Branco, de 26 anos, morreu na madrugada deste…
Uma jovem de 22 anos foi esfaqueada duas vezes nas costas pelo ex-marido após sair…
Cerca de 35 mil pessoas são esperadas nos cemitérios da Piedade, do Porto e do…
Celebrações serão realizadas nos cemitérios da Piedade, do Porto e do Coxipó da Ponte. A…
Vítima foi atingida por vários golpes dentro de casa, em Guarantã do Norte. O suspeito…