Categories: MTPolitica MT

Promotora destaca esforço democrático do Governo de MT de criar políticas ambientais com lançamentos de módulos

Módulos Simcar Assentamento e Compensação vão trazer regularização célere de assentamentos e compensação ambiental de produtores rurais

A promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini, que atua na defesa do meio ambiente no Ministério Público Estadual (MPE), reconheceu a atuação democrática do Governo de Mato Grosso ao buscar outras entidades e instituições para a construção de políticas públicas na questão ambiental.

A declaração de Ana Peterlini se deu durante o lançamento dos módulos do Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) Assentamento e Compensação, nesta segunda-feira (17.11), no Palácio Paiaguás.

“Já são mais de dois anos discutindo, quase que semanalmente, as questões jurídicas desses módulos, que não são poucas. Nós não temos no país ainda uma regulamentação tão específica para essas duas temáticas, então nós estamos fazendo uma construção. Quero parabenizar o governo e dizer que essa construção foi feita de forma democrática com várias instituições e entidades do setor público, privado e terceiro setor. Foi uma política construída a várias mãos, que se caracteriza nesse lançamento”, destacou.

O módulo Simcar Assentamento vai permitir uma tramitação mais célere da regularização ambiental de pequenos produtores em assentamentos rurais. Já o Simcar Compensação vai permitir ao produtor rural que tenha em seu imóvel déficit de reserva legal anterior a 2008 realizar a compensação ambiental em outro imóvel.

A promotora Ana Peterlini destacou que, após 13 anos da criação do Código Florestal brasileiro, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que traz um raio-x da malha fundiária do Estado, avançou pouco na regularização com a recuperação ambiental.

Conforme dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), são mais de 24,4 mil cadastros de produtores em assentamentos pendentes de análise no Simcar. No total, o Estado tem 147.958 CARs cadastrados no Simcar, sendo que 23,1% (34.166) estão validados em 68 dos 142 municípios mato-grossenses.

“O módulo compensação também vem lançar luz a essa problemática. Isso vai nos permitir que criemos um ‘mercado’ de compensação – quem tem déficit de reserva legal pode compensar com quem tem crédito. E o mais importante é que essa medida vai proporcionar a regularização das nossas unidades de conservação, que é a preferida pelos produtores, já que ela é entregue ao cuidado do Estado de Mato Grosso. Com isso, o governo pode promover a implementação dessas áreas”, apontou Ana Peterlini.

Para a promotora, os módulos vão beneficiar diretamente os pequenos produtores do Estado de Mato Grosso.

“Com os módulos, os pequenos produtores vão, de fato, conseguir sair da irregularidade e ter acesso, por exemplo, a financiamentos e tantas outras oportunidades que a validação do CAR vai lhes proporcionar. Esse é um momento histórico. Como representante do Ministério Público, agradeço ao Estado pelo avanço tão importante para os pequenos produtores”, destacou.

O Noroeste

Recent Posts

Vazamento de amônia em MT termina com acordo de mais de R$ 3 milhões

Processo começou em 2014 após fiscalização apontar falhas de segurança em frigorífico de Alta Floresta…

3 minutos ago

Trabalhador é morto a facadas por colega em fazenda de MT

Informações preliminares indicam que os dois teriam discutido durante a noite. O motivo do desentendimento…

50 minutos ago

Mauro volta a defender leis mais duras após motorista sem CNH atropelar e matar motociclista I MT

O candidato ao Senado Mauro Mendes afirmou que o atropelamento que matou o motociclista Paulo…

52 minutos ago

Cuiabá atinge recorde de calor e se torna capital brasileira mais quente em 2026

Temperatura foi registrada neste domingo (30), segundo o Inmet, e supera os 40,8°C registrados no…

2 horas ago

Comércio de Cuiabá e Várzea Grande poderá funcionar no feriado de 7 de setembro

O comércio em geral de Cuiabá e Várzea Grande está autorizado a funcionar normalmente no…

2 horas ago

Pivetta e Gisela encerram Agosto Lilás com agenda que une proteção e presença feminina no poder

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e sua candidata a vice, Gisela Simona (União Progressista), encerram…

2 horas ago