Categories: ALMT

Deputado Moretto reage a decreto federal e alerta para impacto das novas Terras Indígenas em MT

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira (19), o deputado Valmir Moretto (Republicanos) manifestou surpresa e preocupação com o decreto do governo federal que homologou três novas Terras Indígenas em Mato Grosso, entre elas a Terra Indígena Uirapuru, na região Oeste.

As homologações — referentes às Terras Indígenas Uirapuru, Estação Parecis e Manoki — foram anunciadas durante a COP 30 e oficializam os limites definidos pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

No plenário, Moretto afirmou que decisões dessa natureza deveriam considerar diretamente a realidade de quem vive e trabalha nessas regiões:

“A forma como esse decreto foi conduzido surpreende. Faltou transparência, faltou diálogo com quem sustenta a economia local. São famílias que dedicaram décadas à produção e agora podem ter suas atividades inviabilizadas.”

O deputado alertou que a criação das novas áreas pode provocar impactos imediatos na geração de emprego e renda no campo. Segundo ele, muitas propriedades atingidas pelos decretos empregam trabalhadores que podem perder sua função da noite para o dia.

“Tem gente que corre o risco de acordar desempregada e precisar pedir serviço na fazenda vizinha para sustentar a família. Isso não é algo que possa ser tratado com improviso ou surpresa”, afirmou.

Moretto também advertiu para o risco de insegurança jurídica, reforçando que qualquer alteração territorial precisa ser discutida com quem está diretamente envolvido nas atividades produtivas e contribui para o desenvolvimento dos municípios afetados.

O deputado acrescentou que o tema exige responsabilidade e atenção permanente, e afirmou que seguirá acompanhando os desdobramentos para garantir que as famílias das regiões impactadas sejam ouvidas e tenham suas preocupações consideradas.

O Noroeste

Recent Posts

O conhecimento que transforma a agricultura familiar

Por: Andreia Fujioka A agricultura familiar tem papel fundamental na produção de alimentos, na geração…

41 minutos ago

Mulher morre após sofrer queimaduras ao tentar reacender fogo com álcool em MT

A mulher Kally Moreira, de 35 anos, morreu nesta quarta-feira (16), em uma unidade hospitalar…

44 minutos ago

Obras do BRT têm novo prazo para entrega e contrato é prorrogado até fevereiro de 2027

Governo ampliou novamente o prazo de execução das obras; previsão é concluir o primeiro trecho…

46 minutos ago

Funcionários faltam ao trabalho com medo da onça feita com IA para ‘espantar ladrões’ em oficina de MT

O empresário disse que publicou a imagem em um aplicativo de mensagens para brincar com…

2 horas ago

Advogada Elaine Freire assume Comunicação da Câmara de Cuiabá I MT

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Paula Calil (PL), oficializou uma troca no comando…

2 horas ago

Missionária é presa suspeita de usar projeto religioso para ajudar facção criminosa em MT

Segundo a Polícia Civil, Rhavenna Barcelos de Almeida mantinha contato com presos e foragidos e…

2 horas ago