A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), a Operação Tereza de Benguela, para cumprimento de nove ordens judiciais contra homens investigados por práticas de violência doméstica e familiar contra suas companheiras, oito delas em Cuiabá e uma no Distrito de Nossa Senhora da Guia.
Na operação, deflagrada pela Coordenadoria de Combate à Violência Contra Mulher e Vulneráveis e pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, são cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar e três de prisão preventiva, expedidas pela Primeira Vara de Violência Doméstica e familiar da capital.
A ação foi realizada às vésperas do Dia da Consciência Negra e no início da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, reforçando o compromisso da Polícia Civil com o enfrentamento à violência de gênero.
A campanha busca, por meio de ações e operações, conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. Trata-se de uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público, sendo realizadas ações preventivas e de combate à violência contra a mulher.
Tereza de Benguela
O nome da operação é uma homenagem a líder quilombola do século XVIII que governou o Quilombo do Quariterê (ou Piolho), no atual território mato-grossense. Tereza de Benguela liderou a comunidade negra e indígena por mais de 20 anos, organizando a economia, a política e a defesa do quilombo.
A produção de etanol de milho em Mato Grosso alcançou um novo patamar na safra…
Medida faz parte de um processo de falência que tramita desde 2003 e envolve o…
Dois funcionários de uma concessionária de energia foram presos em flagrante pela Polícia Civil de…
O deputado estadual Dr. João (MDB) cobrou, na terça-feira (14), que as leis voltadas às…
Motoristas e motociclistas que forem pegar a estrada para aproveitar o final de semana e…
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, na quarta-feira (15), uma mensagem que retira do…