Categories: FeaturedMT MAIS

Enfermeira recém-aprovada em concurso morre de pneumonia em MT

A enfermeira Mariana Camargo Tanaka morreu nesta segunda-feira (24), aos 34 anos, após sofrer complicações de uma pneumonia em Cuiabá, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Ela tratava um câncer agressivo.

Mariana havia sido aprovada no último concurso público da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ela trabalhava no Ciaps Adauto Botelho desde outubro de 2024.

“Neste momento de dor, a SES e o Ciaps Adauto Botelho, representados pelo secretário Gilberto Figueiredo e por todos os servidores, expressam as mais sinceras condolências à família e aos amigos de Mariana e manifesta gratidão pela dedicação à saúde pública”, diz trecho da nota da SES.

A prefeitura de Cuiabá também lamentou a morte. “Sua partida deixa uma profunda tristeza entre familiares, amigos e colegas de profissão”, disse a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) destacou a trajetória dela. “Mariana construiu sua trajetória profissional com dedicação inspiradora, compromisso ético pelo cuidado humano e técnico na área de saúde mental, conquistando respeito e admiração de colegas, usuários e equipes”, disse.

O Coren ainda ressaltou que “Mariana enfrentou, com impressionante coragem e serenidade, uma dura batalha contra o câncer. Sua partida precoce nos entristece de forma muito intensa e recorremos às lembranças de sua força diante da dor e seu espírito resiliente para honrar seu legado, muito além do profissional”.

A Faculdade de Enfermagem (Faen) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também se solidarizou e lembrou a passagem de Mariana na graduação e pós-graduação. “Mesmo tão jovem, já havia deixado uma marca luminosa na profissão e em todos que tiveram o privilégio de conviver com ela. Enfermeira dedicada, sensível e competente, enfrentou com coragem e dignidade um câncer agressivo, conduzindo sua jornada com a mesma força com que cuidava de seus pacientes”, disse.

A Faen ainda disse que a partida prematura de Mariana “deixa um silêncio que dói, mas também uma memória que inspira: a de uma mulher que acreditava na vida, no cuidado e na potência humana de transformar o mundo ao seu redor”.

O velório acontece a partir das 16h, na Capela Santa Rita. O sepultamento está marcado para 8h, no cemitério Parque Bom Jesus, em Cuiabá.

O Noroeste

Recent Posts

Motociclista morre em grave batida com ônibus em Cuiabá; Video I MT

Pablo Riquelme Oliveira Dantas morreu em uma grave batida envolvendo uma motocicleta e um ônibus…

11 horas ago

04 pessoas da mesma família; Avó, mãe e netas morrem após acidente na BR-364 em MT

Acidente ocorreu na BR-364, em Diamantino, na tarde de sábado (17). Duas vítimas morreram no…

12 horas ago

Cinco pessoas morreram após carro bater de frente com carreta na MT-140

Acidente ocorreu na MT-140, em Nova Brasilândia, na noite de sábado (17). As cinco vítimas…

12 horas ago

Amiga gravou vídeo com oração com jovem antes de cirurgia fatal; veja: “Vai dar tudo certo”

Um vídeo gravado antes da cirurgia plástica que terminou com a morte de Lurdes Maria…

12 horas ago

Mulher é presa após marido com desnutrição e pés amputados ser encontrado trancado em casa em MT

Idoso de 69 anos não conseguia se locomover nem cuidar de si mesmo e foi…

12 horas ago

Sejus reforça sistema penitenciário com 175 novos servidores I MT

A Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso (Sejus-MT) passará a contar com o…

12 horas ago