Categories: Featured

Vereadora Paula Calil diz que revisão do IPTU é inevitável, mas pede cuidado com impacto I MT

A presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), afirmou que a atualização da planta genérica de valores, base de cálculo do IPTU, é uma medida que precisa ser adotada após quase dez anos sem revisão. Segundo ela, o crescimento imobiliário registrado na capital exige a correção dos valores atualmente praticados.

Paula lembrou que o último levantamento foi concluído em 2016 e que, desde então, a valorização imobiliária em diversas regiões da cidade gerou distorções no imposto pago pelos contribuintes. Áreas com condomínios de alto padrão estariam entre as que mais devem sentir a atualização.

A vereadora, no entanto, defendeu que qualquer mudança seja implementada com moderação, para evitar que o peso do imposto aumente de forma abrupta para as famílias. “Como ficou muito tempo sem fazer essa atualização, vai ocorrer um grande impacto em algumas regiões. Penso que deveria ser de forma gradual. Muitas vezes o poder de compra das famílias não acompanha a valorização do imóvel”, declarou.

O estudo para revisão da planta foi iniciado pela gestão do prefeito Abilio Brunini (PL). De acordo com Paula, ainda não há definição de percentuais ou previsão de quanto o ajuste poderá elevar o imposto. Ela disse que dois advogados representam o Legislativo no acompanhamento técnico do processo e que os relatórios serão analisados assim que o material for enviado ao Parlamento.

O Noroeste

Recent Posts

Indústria brasileira reage a imposto de 25% imposto pelos EUA, veja o que muda e o que ficou de fora – O Mato Grosso

Uma decisão tomada na madrugada desta quinta-feira (16/7) pelo governo de Donald Trump promete encarecer…

2 horas ago

Tarifaço de Trump: quase 94% das exportações de MT ficam fora da nova taxação, diz Federação das Indústrias

Levantamento da Fiemt mostra que apenas 6,09% dos produtos enviados pelo estado aos Estados Unidos…

4 horas ago

Dupla sequestra caminhoneiro, entra em confronto com a Força Tática da PM e morre em Cuiabá

Dois criminosos morreram em confronto com policiais militares da Força Tática na tarde desta quinta-feira…

4 horas ago

CST debate desembargos ambientais à agricultura familiar em Mato Grosso

A Câmara Setorial Temática (CST) do Desembargo Ambiental da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou,…

4 horas ago

Mãe de 30 anos morre afogada após salvar filha de 4 anos arrastada por correnteza em rio de MT

Bruna de Souza Silva, de 30 anos, foi encontrada sobre pedras, já inconsciente, com a…

4 horas ago

Stalker é preso em flagrante depois de dois meses perseguindo jovem no trabalho em MT

Homem de 46 anos alegava que a vítima era a "mulher de sua vida" e…

4 horas ago