A fisioterapeuta especializada em linfologia, Doutora Laura Alves, representou o Brasil no Congresso Mundial de Lipedema, realizado neste mês de novembro em Roma, capital da Itália, um dos eventos mais importantes do mundo dedicados ao estudo e tratamento da doença.
Diante de um público internacional com aproximadamente 800 participantes, ela apresentou os expressivos resultados obtidos no tratamento do lipedema – doença vascular crônica que causa o aumento excessivo e desproporcional de gordura nas coxas, pernas, quadris e algumas vezes nos braços, provocando dor na região afetada – em seu instituto na cidade de Cuiabá (MT).
Entre trabalhos enviados de diversos países, o estudo da Doutora Laura foi um dos selecionados para apresentação, fato que ressalta a qualidade científica e a relevância clínica de suas pesquisas.
“Palestrar e compartilhar resultados com profissionais de diferentes continentes foi uma experiência fantástica e transformadora”, relatou a doutora Laura. Sua participação reforça o papel fundamental da ciência brasileira no avanço do diagnóstico e do tratamento do lipedema — condição que afeta principalmente mulheres em todo o mundo e que ainda é frequentemente subdiagnosticada.
Como identificar a Lipedema?
Entre os sintomas, inchaço, dor, sensibilidade ao toque, sensação de peso, hematomas fáceis , alterações nas articulações, além do aumento significativo na região afetada, o que pode ser confundido com obesidade. O tratamento é multidisciplinar e pode incluir mudanças no estilo de vida, como alimentação anti-inflamatória e exercícios específicos, além de terapias compressivas, drenagem linfática e, em casos avançados, cirurgia para remover o excesso de gordura.
Uma decisão tomada na madrugada desta quinta-feira (16/7) pelo governo de Donald Trump promete encarecer…
Levantamento da Fiemt mostra que apenas 6,09% dos produtos enviados pelo estado aos Estados Unidos…
Dois criminosos morreram em confronto com policiais militares da Força Tática na tarde desta quinta-feira…
A Câmara Setorial Temática (CST) do Desembargo Ambiental da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou,…
Bruna de Souza Silva, de 30 anos, foi encontrada sobre pedras, já inconsciente, com a…
Homem de 46 anos alegava que a vítima era a "mulher de sua vida" e…