O anúncio da pré-candidatura do senador Wellington Fagundes (PL) ao Governo de Mato Grosso movimentou os bastidores políticos na última semana. A confirmação, feita por Valdemar Costa Neto em vídeo divulgado nas redes sociais, surpreendeu parte das lideranças estaduais, especialmente porque o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) vinha negociando discretamente o apoio do PL — inclusive com a possibilidade de indicar o vice na chapa.
A escolha de Fagundes decorre de um entendimento interno da sigla: Jair Bolsonaro definirá os nomes que disputarão o Senado, enquanto Valdemar escolherá os candidatos aos governos estaduais. Nesse arranjo, o senador foi oficializado como representante do PL na corrida ao Paiaguás.
Mauro Mendes (União Brasil), aliado de Pivetta e principal avalista de seu projeto eleitoral, tratou a movimentação do PL sem demonstrar incômodo. Para o governador, a fase ainda é embrionária demais para tensionamentos. “É natural que partidos anunciem pré-candidaturas. Vejo tudo isso com muita tranquilidade. Ainda estamos longe do período eleitoral”, disse. Ele destacou ainda que Wellington Fagundes tem longa trajetória no Legislativo e que Mato Grosso já viveu experiências semelhantes no passado.
Mesmo adotando tom brando, Mendes fez uma ponderação considerada significativa por aliados próximos. Sem citar nomes, afirmou que o eleitorado precisa estar atento às escolhas que fará em 2026. “Eu só espero que Mato Grosso não erre. Já pagamos um preço muito caro com gente inexperiente e com gente desonesta, em um passado muito recente”, declarou.
Com o PL oficialmente na disputa, Fagundes entra no jogo eleitoral com apoio direto da cúpula nacional do partido e do grupo bolsonarista. Já Pivetta, que conta com o apoio público de Mendes, trabalha para ampliar alianças e se fortalecer diante do avanço do PL — e também dentro do próprio União Brasil, onde o senador Jayme Campos já se coloca como pré-candidato.
Otaviano Pivetta também abre a Colheita Nacional do Milho de 2026 O governador Otaviano Pivetta…
Segundo a polícia, a carga seria distribuída em cidades da região. Um caminhão carregado com…
A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou por unanimidade,…
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Sinop, a 451 km…
O governo dos Estados Unidos elevou o tom contra o Pix ao afirmar que o…
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) esclarece que o incidente cibernético…