Mato Grosso apresentou o maior número de pedidos de recuperação judicial no agro no terceiro trimestre neste ano, de acordo com dados da Serasa Experian divulgados nessa segunda-feira (15).
No estado, foram contabilizados 112 pedidos neste trimestre, liderando o ranking nacional (confira gráfico mais abaixo).
Em âmbito nacional, este foi o período com a maior quantidade de pedidos desde 2021. Ao todo, foram 628 requisições, o que representa uma alta de 147% quando comparado com o mesmo período do ano passado, com 254 pedidos registrados.
“O produtor mato-grossense alavanca quando o preço da soja está bom. O que aconteceu? A soja despencou e teve um problema de fluxo de caixa, e gerou endividamento alto com juro alto. Isso é tipo queda de avião, muita coisa ao mesmo tempo. Teve problema climático, tem problema de queda de preço, insumos altos, mas caíram”, afirmou.
O que chama atenção, segundo o professor, é priorizar cada vez mais a gestão de risco. “A maioria não segue isso, é uma minoria, mas que o mercado sente”, disse.
Além disso, Goiás e Paraná também tiveram destaque na busca pelo recurso financeiro.
“Em especial para aqueles que já estão há alguns anos rolando dívidas sem fazer os ajustes necessários para diminuir custos, rever patrimônio e encerrar expansões mal planejadas”, disse a Serasa.
Na pesquisa, uma das orientações aos credores é reforçar a importância na análise de crédito com base em dados. Ou seja, quanto mais precisão e profundidade na avaliação dos riscos, maior a capacidade do mercado de antecipar dificuldades, ajustar limites e evitar que situações de estresse financeiro evoluam, segundo a Serasa.
O primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Dr. João (MDB), anunciou…
Planejamento está em fase inicial e prevê vagas para níveis fundamental, médio e superior em…
Foram fiscalizados 1.072 veículos e realizados 1.098 testes de alcoolemia em 10 municipios de Mato…
No interrogatório, o funcionário confessou ter forjado a cena do crime e admitiu que pediu…
Um acidente envolvendo seis carros e uma motocicleta deixou duas pessoas feridas na manhã desta…
Um homem foi preso por suspeita de homicídio e três testemunhas foram conduzidas à delegacia.…